O mutirão contou com a equipe técnica do programa Ser Família orientando as famílias sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, orientando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); do Procon, orientando sobre os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do projeto Ônibus Lilás que promoveram palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica.
“Essa é mais uma ação do Governo de Mato Grosso, juntamente com a primeira-dama, Virginia Mendes, e a secretária Grasielle Bugalho e quero parabenizá-las por esta escolha. As mulheres de Santo Antônio estão felizes e gratas por este presente. Está sendo um momento muito gostoso, com ações voltadas inteiramente para elas”, ressaltou.
“Estou feliz de saber da participação das mulheres nos atendimentos, toda a programação é para elas. Todo esse trabalho é possível porque contamos com o apoio do governo do Estado, das equipes Setasc e Unaf, voluntários e do município com o apoio da prefeita Franciele Magalhães e vice-prefeita Gisele Ribeiro. Temos outras ações neste mês de março. Nesta quinta-feira o mutirão vai atender o bairro Renascer em Cuiabá, contamos com a participação da população”, disse a primeira-dama do estado Virginia Mendes.
“Mesmo com todas as dificuldades que a nossa primeira-dama vem enfrentando com a sua saúde, ela tira um tempo para se dedicar à população. Desejo a ela boa recuperação e agradecer em nome da população santaniense. Sabemos a importância da mulher e que ela precisa ser valorizada diariamente, não só no dia oito de março. Precisamos lembrar das mulheres todos os dias”, finalizou a prefeita Francielli.
O secretário de Assistência Social de Santo Antônio do Leverger, Rafael Victor Pedroso de Lima, disse que foi uma honra receber a abertura do Mutirão da Cidadania e Ônibus Lilás já que é um dos municípios mais carentes da Baixada Cuiabana.
Segundo o secretário, o índice de violência doméstica no município está alarmante, chegando em torno de 25%, e que por isso tem se empenhado para que a situação seja revertida em quatro meses à frente da pasta.
“Temos uma equipe do CREAS atuante no município em parcerias com o conselho tutelar e com os demais órgãos, mesmo assim nós temos um índice um pouco elevado. Para isso, estamos trabalhando na área preventiva com palestra e atendimentos descentralizados. Levando a secretaria nas comunidades mais distantes”, pontuou o secretário Rafael.
“Achei essa ação muito boa. Eu não era cadastrada e assim que fiquei sabendo do mutirão vim me inscrever no Cadastro Único, já que vou ter acesso aos programas sociais”, relatou.
Outra dona de casa atendida pelo mutirão foi a Silvana Aparecida de Oliveira Silva. Diabética, somente o esposo que trabalha como autônomo para sustentar a família de quatro pessoas. Ela conta que no ano passado foi beneficiada pelo Ser Família Emergencial.
“Vim aqui para fazer o recadastramento do Cadastro Único. Com isso posso conseguir a ajuda do Ser Família novamente para a minha família”, contou Silvana.
Entre 2019 e 2022, Santo Antônio do Leverger recebeu 6.126 cestas básicas, totalizando mais de R$ 530 mil de investimentos. Outras ações do Governo de Mato Grosso no município entre o Ser Família Emergencial, cofinanciamento, filtros de barro e máquinas de costura para ações da secretaria municipal de Assistência Social somam mais de R$ 2,6 milhões destinados à assistência social do município.
Fonte: GOV MT