Uma das principais lideranças comunitárias de Rondonópolis, Hilda Francisca do Nascimento, mais conhecida como Hilda Furacão, 62 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (1) vítima de um infarto. Mãe de três filhos, Hilda nasceu no Estado de Pernambuco, mas vivia no bairro da Vila Olinda, em Rondonópolis, há mais de 30 anos.
Reconhecida pela classe política de Rondonópolis e de todo o estado, Hilda foi dirigente da União de Associação de Bairros (Unisal) e candidata a vereadora. Ela pautou sua trajetória política na defesa pela melhoria da qualidade de vida da população mais carente de Rondonópolis e pela infraestrutura dos bairros. Há décadas, a líder comunitária dedicava-se semanalmente à produção e distribuição de um “sopão” para atender centenas de pessoas necessitadas.
Lideranças políticas de Mato Grosso lamentaram o falecimento de Hilda Furação e ressaltaram a sua importância no cenário político de Rondonópolis.
O deputado federal José Medeiros (PL), amigo pessoal da líder comunitária, destacou a capacidade política de Hilda e seu comprometimento com Rondonópolis.
“Cheguei em Brasília em 2015, ainda como senador, me tornei deputado federal e das tantas mentes admiráveis que convivi na capital federal tenho dificuldade de comparar alguém com a Hilda. Sua humildade na maneira de agir vinha sempre carregada junto de uma sabedoria admirável. Tinha uma leitura de cenário e avaliação política, sempre debatendo com argumentos com qualquer pessoa. Isso sem contar na sua incansável luta pela região onde morava. Cito, por exemplo, que para agilizar o serviço de manutenção das luminárias do bairro, ela passava durante a noite pintando os postes de vermelho, dessa maneira os técnicos podiam vir durante o dia e saberiam qual precisava de reparo. Era alguém entregue à comunidade, destemida e com uma personalidade que certamente ficará marcada na memória de todos que tiveram a sorte de conviver consigo”, disse Medeiros.
O ex-governador Blairo Maggi (PP) também lamentou a morte precoce de Hilda Furação. “A Hilda sempre foi uma pessoa muito animada, participativa dos movimentos sociais de Rondonópolis. Eu tive a felicidade de ter a Hilda como parceira, companheira em todas as campanhas que disputei e, em várias ações sociais em Rondonópolis. Vamos rezar para que Deus conforte toda a família e os amigos”.
A família de Hilda Furação informou que seu velório será na sede da Unisal e o enterro na manhã desta quinta-feira (2).