Um vídeo divulgado neste sábado (25), gravado pelos ocupantes da caminhonete, mostra momentos antes do veículo tombar no rio, causando a morte por afogamento de um menino indígena de 5 anos, na quinta-feira (23), em Peixoto de Azevedo, ao norte do estado.
O motorista é investigado pela Polícia Civil por suposta omissão ao socorro após fugir do local sem prestar ajuda. Ele prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) que informou, nas redes sociais, que adota as medidas necessárias para a demissão do condutor.
No carro, estavam quatro adultos e outras duas crianças. Nas imagens, é possível ver a força da correnteza que tomou conta do córrego e a apreensão dos indígenas. (Veja vídeo acima).
Eles voltavam para a Aldeia Kapot, a 250 km do município, por volta das 18h de quarta-feira (22), depois de serem atendidos em uma unidade de saúde e eram levados por um veículo da Sesai.
Conforme o apoiador técnico de saneamento do Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó, Patxon Metuktire, faltavam cerca de 15 km para que eles chegassem na aldeia, quando se depararam com a estrada completamente coberta pela água do córrego, que aumentou por causa das chuvas fortes na região.
Segundo Patxon, o motorista avançou mesmo assim e, com a força da correnteza, a caminhonete capotou e foi arrastada pela água. Os adultos e as duas crianças conseguiram sair do veículo, exceto Bepngaiti Metuktire, que morreu afogado.
O motorista foi ouvido na delegacia na quinta-feira (23) e foi liberado. Testemunhas também são ouvidas pela polícia para esclarecer as circunstâncias do acidente. A polícia investiga o caso.
Fonte: Folha Max