Uma menina indigena de cinco anos, morreu afogada na tarde desta quinta-feira (23), após a caminhonete em que ela estava cair dentro de um rio, no município de Peixoto de Azevedo (691 km de Cuiabá). O veículo pertence à Fundação Nacional Indígena (Funai) e caiu na água ao passar por uma estrada conhecida como E60, que faz divisa entre as cidades de Guarantã do Norte e Matupá.
Conforme informações preliminares, a caminhonete transportava vários indígenas e ficou quase que totalmente submersa. A crian foi levada pelas águas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Guarantã do Norte foram acionadas e informadas sobre o desaparecimento da criança indígena dentro do rio.
Mergulhadores começaram as buscas e encontrarm o corpo da menina a poucos metros do local do acidente. A criança e a família são da Aldeia Copoto, em Peixoto de Azevedo.
O motorista foi detido, sendo acusado pelos indígenas por omissão de socorro. O líder indígena Patxon Metuktire, disse que o motorista conduzia o veículo e quando estavam a 15 quilômetros da aldeia, chegou a um córrego cheio e com forte correnteza. Ele tentou atravessar, mas o carro virou com a força da correnteza.
Os ocupantes, incluindo o motorista, conseguiram sair, mas a criança desapareceu nas águas. O pai chegou na aldeia e informou para os demais membros da comunidade.
Fonte: Folha Max