A construção de um plano de ação para 2023 foi tema de uma reunião do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realizada na segunda-feira (20), no prédio do Núcleo dos Conselhos, localizado na avenida Tiradentes, no centro de Rondonópolis. O Compir quer intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido para garantir a igualdade e o respeito à diversidade no município.
“A reunião foi muito positiva, onde discutimos ações para serem desenvolvidas ao longo do ano, afim de que nosso município avance cada vez mais na implantação de políticas públicas afirmativas”, disse o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Wagner Santos.
O Compir é um órgão colegiado de caráter consultivo. Sua principal missão é propor políticas de promoção e combate as desigualdades raciais no município. É composto por representantes do poder público, de entidades do movimento negro, povos tradicionais de religiões de matriz africanas, indígenas, LGBTQIA+, bem como sindicatos e associações.
“Também discutimos como se dará a implantação do Departamento de Igualdade Racial, que foi criado pelo prefeito José Carlos do Pátio e deve ser efetivado nos próximos dias”, disse Wagner.
Ele ressaltou que a criação do Departamento da Igualdade Racial foi compromisso assumido pelo prefeito José Carlos do Pátio com o Compir ainda durante as atividades realizadas no ano passado à comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
“A criação do departamento é uma conquista importante. Um espaço dentro do poder público municipal para desenvolver e implementar políticas públicas que promovam a equidade racial em todos os sentidos, fortalecendo as medidas de fiscalização e a efetiva aplicação das leis contra o racismo, bem como incentivando ações constantes de promoção da igualdade”, afirmou Wagner.
Além do plano de ação para o ano de 2023 e a implantação do Departamento de Igualdade Racial, Wagner informou que foi debatido ainda pelos conselheiros a realização, em Rondonópolis, do 1º Encontro Regional das Mulheres Negras.
“A ideia nossa é com um Encontro aqui em nossa cidade, que é um polo regional, aconteça em julho. Estamos discutindo a data para que este evento que reunirá mulheres negras da região para a discussão de temas como feminicídio, discriminações e mercado de trabalho”, revelou Wagner, que preside o Compir desde 2020.
Ele destacou que o conselho vem ganhando corpo e se estruturando para desenvolver um trabalho efetivo para garantir a igualdade e o respeito à diversidade no município. “Mostramos aos conselheiros que recebemos do governo federal para reforçar a nossa estrutura: um veículo, 10 computadores, um impressora e um televisor de 50 polegadas”, contou o presidente do Compir.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis