Está no ar a mais nova edição do programa Por Dentro da Magistratura, com uma entrevista da juíza Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, titular da Quarta Vara de Cáceres e que atualmente responde pela Quarta Vara Criminal de Cuiabá. Clique neste link para assistir à 22ª edição do programa.
Na conversa com o desembargador Marcos Machado e com a jornalista Keila Maressa, Henriqueta falou sobre a dedicação aos estudos na época da graduação e sobre a necessidade da disciplina para conseguir conciliar, com êxito, a carreira, os estudos e a maternidade. “Quando a gente quer uma coisa, a gente busca. Obstáculos todos temos, por óbvio que a mãe, a mulher, encontra outros. Mas a gente não pode se encobrir, simplesmente utilizar isso para justificar muitas das nossas fraquezas”, afirmou a entrevistada, mãe de duas crianças.
Ao programa, Henriqueta falou ainda sobre a participação no Comitê Estadual de Saúde, sobre as demandas que vivencia à frente de uma vara criminal, sobre a participação no Grupo de Estudos da Magistratura e como formadora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, entre outros assuntos.
Pernambucana de Recife, a magistrada formou-se em Direito (Universidade Católica de Pernambuco) e em Ciências Sociais (Universidade Federal de Pernambuco). É mestre em Direito (Centro Universitário de Maringá – PR) e cursa atualmente dois doutorados, um em Direito (Centro Universitário de Brasília) e outro em Estudos da Cultura Contemporânea (Universidade Federal de Mato Grosso).
Ela tomou posse na magistratura mato-grossense em 2012 e integra o Grupo de Estudos da Magistratura desde 2015. Formadora da Esmagis-MT, a magistrada faz parte do Comitê Estadual da Saúde e é autora de obras como “Temáticas do meio ambiente de trabalho digno” e “Ativismo judicial em tempos de pandemia”. Também é organizadora da obra Caderno de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: Concretizando Direitos Humanos – Direitos das Pessoas LGBTQIAP+.
O Por Dentro da Magistratura tem como objetivo conhecer experiências e condutas de magistrados(as) a partir de situações durante a carreira, opiniões, escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a magistrados e magistradas.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: peça publicitária colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Por Dentro da Magistratura e a foto da juíza Henriqueta Lima, acompanhados do texto: Juíza Henriqueta Fernanda. Assista agora! 22º Episódio. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT