Oportunamente, amanhã (10), a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) aproveita o início de 2023 para proporcionar aos beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) a possibilidade de atualizar as informações referentes ao benefício. Por isso, em todos os bairros onde existe um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) haverá recadastramento. O atendimento para efetivar os procedimentos acontece entre 7h e 17h, sem fechamento no horário de almoço.
Sendo um mecanismo utilizado pelo Poder Público para identificar o perfil das famílias de baixa renda que são, após essa etapa, direcionadas aos programas sociais compatíveis com suas características, a atualização cadastral deve ser realizada pelo usuário, obrigatoriamente, a cada dois anos, sob pena de exclusão da inscrição.
“Cadastros desatualizados, ou seja, com mais de dois anos sem atualização, precisam ser atualizados pelo responsável familiar pois, não sendo, correm o risco de serem suspensos. Por isso, aqueles que não fizeram a renovação devem fazer o quanto antes”, alerta a secretária de Promoção de Assistência Social, Fabiana Rizati Perez.
Ela ainda explica: “Esse processo é importante porque, durante esses dois anos, pode ter ocorrido alguma mudança de endereço, trabalho ou, mesmo, o nascimento de mais um integrante no núcleo familiar. Assim, é necessário que as pessoas comuniquem qualquer nova informação para que esta seja inserida no sistema. Para fazer a atualização o beneficiário que for o responsável familiar deve apresentar documentos de identificação como RG e CPF de todos os membros da família, comprovante de endereço e renda”.
Para regularizar as informações amanhã, os cadastrados podem optar entre vários pontos da cidade onde a ação vai acontecer. Dessa forma, podem se dirigir ao PSF Jardim Atlântico, próximo ao Cras Sagrada Família, à Escola Municipal 1º de Maio, nas redondezas do Cras Ana Carla, à Escola Municipal Bernardo Venâncio de Carvalho, próxima ao Cras do Conjunto São José, ao Cras Rio Vermelho, ao Cras Luz DaYara, ao Cras do Jardim Iguassu ou, ainda, no ESF do Alfredo de Castro, nas imediações do Cras deste bairro.
Já na próxima segunda-feira (13), o recadastramento será em um único local: na Escola Municipal Maria Aparecida de Oliveira, nos arredores do Cras Padre Lothar.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis