Uma mulher de 44 anos foi presa por pesca irregular durante o período da Piracema, em Nobres (146 km de Cuiabá), nesta terça-feira (24). Ela era proprietária de um pesqueiro onde, com ajuda de um drone da Polícia Militar, quatro homens foram flagrados pescando no encontro dos rios Cuiabazinho e Manso. Ato todo, 28 pescados e apetrechos de pesca foram apreendidos.
Conforme o boletim de ocorrência, quando notaram a presença da polícia, três suspeitos deixaram seus barcos no tablado de um pesqueiro e fugiram à pé, subindo o barranco, em uma região de mata fechada. Durante buscas pela região, os militares do 7º Batalhão foram recebidos pela proprietária do local.
A mulher afirmou que nenhum pescador teria passado na região e passou a se exaltar com a equipe, sendo detida em seguida.
Com a suspeita foram encontradas 10 espécies de piraputangas, 10 mandis, cinco piaus, dois jurupenspens, uma jurupoca, além de quatro carretéis de anzol de galho, três varas com molinete e uma rede de pesca.
A mulher, os peixes e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.
PIRACEMA – O período de defeso da piracema em Mato Grosso começou no dia 3 de outubro de 2022 e terminará no dia 3 de fevereiro de 2023. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) em setembro. Durante quatro meses, a pesca é proibida nos rios do estado para reprodução dos peixes.
VEJA VÍDEOS:
Fonte: Folha Max