Três criminosos foram detidos pela Força Tática na tarde desta sexta-feira (13) com módulos de carreta furtados na região de Sorriso (420 km a norte de Cuiabá). Os bandidos também praticaram crimes semelhantes nos municípios de Tapurah, Ipiranga do Norte e outras localidades da região.
A Polícia Militar tomou conhecimento de que em um dos furtos na comunidade do Caravaggio, na última quarta-feira (12), teriam sido subtraídos cerca de 13 módulos de carretas, faróis, dentre outras peças, e que os autores teriam-se utilizado de um veículo Vectra.
Pelo menos quatro criminosos transitavam num veículo Vectra de cor prata furtando módulos (peça considerada o cérebro do sistema de gestão do motor) de caminhões durante a noite. A quadrilha aproveitava o horário de descanso dos caminhoneiros, para invadir as carretas tais peças e outros equipamentos para revenda. Uma caminhonete Amarok também era utilizada para transportar os itens furtados.
Ao serem detidos, os policiais militares identificaram que o veículo já havia sido abordado pela Polícia Militar no dia 15 de dezembro de 2022. Durante o flagrante, o motorista estava em posse de um módulo de caminhão furtado, além de diversas ferramentas utilizadas na prática dos furtos. Ele e os comparsas foram detidos.
A Polícia Militar identificou o modus operandi da quadrilha. Cada membro da organização era responsável por uma atividade desenvolvida dentro do crime. Cerca de quatro a cinco pessoas participavam da organização, exceto o receptador que comprava os módulos.
O setor de inteligência da Polícia Militar identificou pelo menos cinco furtos cometidos pelos assaltantes. Os módulos de caminhões furtados, possuem alto valor financeiro agregado, e por consequência do delito, acabam por inviabilizar a atividade profissional dos caminhoneiros, uma vez que tal aparelho eletrônico, funciona como peça central no funcionamento de caminhões e veículos automotores.
Os militares localizaram os suspeitos depois que uma denúncia anônima informou o paradeiro da quadrilha, em uma quitinete. Na madrugada de quinta-feira (12), a Polícia Militar soube que a quadrilha estava prestes a agir e mobilizou equipes para prender os bandidos em flagrante.
Para isso, foi montado um cerco que resultou na prisão de três dos quatros criminosos. Eles tentaram resistir à prisão, mas foram imobilizados pelos militares. Os ladrões assumiram a autoria do crime, explicando como funciona todo o esquema de furto de módulos de caminhões. Segundo eles, as peças furtadas eram enviadas pela transportadora denominada Lopes Express, no dia posterior aos furtos para os municípios de Cuiabá e Rondonópolis.
Fonte: Folha Max