Durante todo o mês de janeiro a atenção da saúde está voltada para os cuidados com a saúde mental. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma programação especial para atender a demanda dos servidores que trabalham nas unidades de saúde. Toda sexta-feira deste mês uma equipe de psicólogos vai atender os servidores em diversas unidades.
Estresse, síndrome de burnout e sintomas da ansiedade são alguns sinais que os profissionais apresentam que apontam a necessidade de ajuda especializada. Desta forma, a saúde do município aderiu à campanha Janeiro Branco e está oferecendo os atendimentos com psicólogos diretamente nas unidades de saúde. Para os casos de indicação de tratamento mais prolongado é feito encaminhamento para atendimentos no ambulatório de saúde mental.
Além de reduzir os conflitos entre os profissionais nos locais de trabalho por conta desses sintomas. O cuidado com a saúde mental dos profissionais ajuda também na redução dos afastamentos do trabalho.
A Saúde também está aplicando um questionário com todos os servidores com intuito de descobrir o que está gerando esse adoecimento e com ele verificando se esses profissionais estão utilizando os serviços de saúde mental oferecido na rede. Com isso, será possível estruturar um protocolo de atendimento específico para esse público.
As atividades do Janeiro Branco com os servidores vão encerrar no dia 28 de janeiro com uma série de atividades recreativas, práticas esportivas e oferta de serviços de saúde que será aberto também aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Esse dia D vai acontecer das 8 às 12hs no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Padro Lothar, antigo CSU na Vila Operária.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis