O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, realizou na manhã desta quarta-feira (28) no auditório da SMS, uma reunião ampliada com mais de 230 candidatos (as) para o Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura Municipal.
A enfermeira Neiva Tunes realizou uma palestra aos presentes onde repassou informações e orientações sobre a importância do Planejamento Familiar e os métodos contraceptivos existentes disponíveis às famílias.
Enfermeira Neiva Tunes palestrante do mutirão familiar…
Segundo Neiva é muito importante as pessoas saberem que o planejamento familiar não significa exatamente uma pausa ou interrupção definitiva na concepção dos filhos, mas uma oportunidade do uso de mecanismos e métodos contraceptivos que contribuem para as famílias se organizarem e até programarem o número de filhos desejados.
Nessa palestra, a enfermeira apresenta de forma clara e objetiva, através de uma apresentação audiovisual, todas as informações, bem como as orientações de uso dos métodos contraceptivos como preservativos masculinos e femininos, uso do DIU – Dispositivo Intra Uterino nas mulheres que contribuem para evitar uma gravidez indesejada, bem como também, explicou sobre a utilidade dos preservativos, no que diz respeito à prevenção no caso da contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Ainda durante a palestra aos presentes (homens e mulheres) receberam informações sobre os métodos cirúrgicos mais definitivos, como a vasectomia para os homens e a laqueadura para as mulheres.
Neiva Tunes, explicou ainda aos presentes, que todo o processo do planejamento familiar começa nos lares, após uma conversa entre o casal. A partir daí, a pessoa procura uma Unidade de Saúde da Família (PSF), onde se inscreve e é encaminhada para a palestra onde recebe as orientações necessárias.
No caso de definição de que método usar, por exemplo, as cirurgias, a pessoa (homem ou mulher) é encaminhada para uma assistente social e uma psicóloga que faz uma entrevista e já encaminha para os exames médicos necessários (pré-cirurgicos).
Em caso positivo de nenhum impedimento médico, o paciente é encaminhado para a cirurgia. Como são feitos mutirões regulares em vários pontos da cidade, praticamente não existe fila de espera, e após o cadastro no PSF, em no máximo 30 a 40 dias acontece o processo cirúrgico.
Conforme informações repassadas pelo coordenador das ações programáticas e planejamento familiar, Leonardo José Araújo de Campos em 2022 a SMS realizou 1.250 procedimentos cirúrgicos entre vasectomia e laqueadura no município.
Esta reunião de hoje (28) é a última do ano e no mais tardar até início de fevereiro, as pessoas participaram e que optarem por cirurgia, deverão passar pelo procedimento médico.
CRONOGRAMA DOS MUTIRÕES
Ainda segundo a SMS, para o mês de janeiro/2023, pelo menos quatro grandes mutirões de planejamento familiar já estão programados.
No dia 06/01, das 8h as 16h, acontece o mutirão na unidade ESF- do Jardim Serra Dourada. Nessa data serão beneficiados moradores dos bairros: Edelmina Querubim, Dinalva Muniz e Carlos Bezerra.
No dia 13/01, também das 8h as 16h, será a vez do mutirão na ESF do residencial Jardim Morumbi. Nessa oportunidade serão atendidos moradores dos bairros: Alvorada, Magnólia, Vila Romana, Mamed, Vila Roseli, Maria Tereza e Estrela Dalva.
Já no dia 20/01, o mutirão do planejamento familiar acontece na ESF da Vila Canaã, onde serão atendidos moradores da região como: Vila Canaã, Jardim Ipanema e Jardim Amizade.
Finalizando o mês de janeiro, no dia (27/01), o mutirão do planejamento familiar vai acontecer na ESF Alfredo de Castro II, que vai atender aos residentes do citado bairro.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis