Na 18ª edição do programa “Memórias do Poder Judiciário” o entrevistado foi o juiz aposentado Manoel Ribeiro Filho. Natural de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, o magistrado tem 77 anos e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Antes de ingressar na magistratura, foi bancário e advogado. Sua carreira de juiz começou em 1979, jurisdicionando as comarcas de Guiratinga, Diamantino e Cuiabá. Aposentou-se em 1993.
A íntegra da entrevista pode ser assistida no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube ou pelo site da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.
Durante a conversa com a vice-diretora da Escola Superior da Magistratura, Desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e a jornalista Maritza Fonseca, o juiz Manoel Ribeiro Filho fala de sua juventude em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, da influência do desembargador Leão Neto do Carmo na escolha da profissão e, anos mais tarde, do dilema que viveu ao decidir fazer o concurso para a magistratura.
O magistrado também relembra fatos pitorescos ao chegar em Guiratinga, sua primeira comarca. “O fórum estava dentro da sala de aquecimento dos jogadores, no ginásio de esportes da cidade. Na verdade, não havia fórum. Havia somente um salão com duas escrivaninhas e o gabinete do juiz”, relembra.
Diante da dificuldade de o espaço atender sua função fim, a solução foi apelar para uma escola da igreja católica. Sensibilizado com os argumentos de Manoel, Dom Camilo Faresin, bispo diocesano da paróquia, concordou em alugar o imóvel. Mas com a condição de que no final de semana o espaço seria dedicado para a catequese.
O programa Memórias do Poder Judiciário resgata fatos que retratam a história do Poder Judiciário de Mato Grosso por meio dos magistrados que criam, transformam e aperfeiçoam o sistema de Justiça estadual.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Fotografia retangular e colorida. Na parte superior o logo do Programa Memórias do Poder Judiciário. Na lateral esquerda, a foto do juiz Manoel Ribeiro Filho.
Johnny Marcus
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT