O policial penal, Lindomar Silva Araújo, teve a prisão em flagrante homologada e foi solto pela juíza Ana Cristina da Silva Mendes, durante audiência de custódia realizada nesta terça-feira (30), em Cuiabá, mas cumprirá medidas cautelares, como a proibição de frequentar bares. Lindomar foi preso na segunda-feira (28), após atropelar seis pessoas que estavam numa lanchonete no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá. Ele conduzia um veículo Doblô e chegou a sacar uma arma e atirar para cima para não ser linchado por populares revoltados com o acidente.
Apesar de o policial ter se recusado a fazer o teste do bafômetro, policiais informaram que Lindomar estava olhos vermelhos, pupilas dilatadas, odor de álcool no hálito, agressividade e fala alterada. No entanto, o crime culposo ao qual Lindomar foi imputado não é suficiente para decretar a sua prisão preventiva “em razão do disposto no art. 313, I, do Código de Processo Penal, que reserva a medida extrema para os crimes dolosos”, disse a magistrada. Além disso, Lindomar também é réu primário, o que foi levado em consideração pela juíza.
“Além do mais, nada há que justifique a custódia do ora flagrado com relação à conveniência da instrução criminal e à garantia de aplicação da lei penal, não havendo elementos concretos e objetivos que demonstrem que, em liberdade, conturbará a colheita de provas ou se furtará da aplicação da lei penal”, disse Ana Cristina.
Com isso, o agente público, que está lotado na Colônia Penal de Santo Antônio do Leverger, teve a liberdade concedida sob as condições de comparecer a todos os atos ao qual foi intimidado pelo Justiça, está proibido de mudar de endereço sem a prévia comunicação ao juízo e também está proibido de frequentar bares, boates e congêneres.
O atropelamento
De acordo com as informações da PM, o policial bêbado quando perdeu o controle do carro na divisa dos bairros Jardim União com o Jardim Florianópolis. Ele colidiu contra uma Picape Strada de que estava estacionada.
Com o impacto da batida, o Doblô invadiu a calçada e atingiu as pessoas que estavam na lanchonete. Dentre as vítimas está uma idosa e uma criança que foi parar embaixo de um dos veículos. Imagens registradas por populares após o acidente mostram uma moradora indignada relatando que o local é apontado como perigoso, pois acidentes são registrados com frequência.
Outras três pessoas tiveram fraturas expostas e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao Hospital Municipal de Cuiabá.
Após o acidente, foram acionadas equipes da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Civil, e também da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) para iniciarem as investigações.
Fonte: Folha Max