O vereador José Soares de Sousa, conhecido como Zé Fadiga, de Ribeirão Cascalheira (735 km de Cuabá) foi preso por porte ilegal de arma e extorsão, na última sexta-feira (25). Conforme o boletim de ocorrência, o parlamentar e mais duas pessoas estariam na região do Berrante recebendo gado como forma de pagamento para liberar tratores agrícolas que estavam na Aldeia Xavante. Os maquinários foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e passariam na balsa pelo Rio São João.
Segundo informações repassadas à Polícia Militar, o trio estaria em uma caminhonete D-20 azul e portando armas. Os militares se deslocaram até a balsa e notou o veículo com as características repassadas, encostou na balsa e realizou a travessia.
Foi dada voz de parada para os suspeitos ainda na plataforma, mas um deles correu e se escondeu em um barranco do rio. Ele ainda apontou uma arma contra um dos policiais, que esperou a chegada do colega para conseguir prender o suspeito. Questionado sobre onde estaria a arma vista pelo policial, ele se identificou como José Soares de Sousa, vereador da cidade, e que a arma estaria no barranco do rio.
Além do revólver calibre 38 e mais sete munições intactas, o parlamentar informou que dentro do veículo teria uma espingarda calibre 22, com uma bolsa contendo munições de mesmo calibre e dois carregadores do rifle modelo 7022.
Durante a checagem, foi descoberto que o veículo estava com documentação atrasada e o motorista com CHN vencida. Os outros dois envolvidos foram encaminhados junto com a caminhonete e com o gado ao Núcleo de Polícia Militar para o registro do boletim de ocorrência. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) também foi acionado para o gado ser apresentado ao órgão. Caso será investigado pela Polícia Civil.
OUTRO CASO
Em setembro, vereador de General Carneiro, Magnun Vinicius de Rodrigues Alves de Araújo (PSB), e outras três pessoas foram presas na suspeitas de furtar gado de uma fazenda em Primavera do Leste para revendê-lo.
De acordo com polícia, ao perceber a presença dos funcionários do local, os suspeitos entraram em uma caminhonete e a jogaram cima do proprietário da fazenda, que atirou nos pneus do veículo.
Os suspeitos desceram da caminhonete bastante agressivos um deles estava uma arma de fogo. A arma foi tomada da mão do suspeito que foi agredido com uma coronhada na cabeça. O vereador chegou a ficar internado após tomar uma surra dos funcionários e ter o rosto desfigurado na ocasião.
Fonte: Folha Max