A professora e alunos da Escola Rural Fazenda Carimã em Rondonópolis foram premiados no 1º Concurso de Conscientização para Conservação da Biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço. A iniciativa foi da Promotoria de Justiça da Bacia Hidrográfica do São Lourenço e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itiquira, em parceria com as secretarias de Educação e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município.
O objetivo do concurso foi promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade no Cerrado-Pantanal e da educação ambiental voltada para a crise climática. Cinco estudantes e três professoras dos municípios de Itiquira e Rondonópolis foram premiados com notebooks e iPads.
Ao todo 1.007 espécies da fauna e flora nas regiões do Pantanal e do Cerrado foram identificadas. Em três meses de trabalho, foram realizadas 3.582 observações, das quais 454 espécies de plantas, 247 espécies de insetos, 123 espécies de aves e 43 espécies de mamíferos, dentre outras variedades de animais e fungos. O número de espécies pode variar à medida que o trabalho de classificação, por pesquisadores e naturalistas profissionais ou amadores, prossegue.
De acordo com a professora premiada, Geany Aparecida de Arruda Serra, da Escola Rural Fazenda Carimã, o concurso foi a oportunidade de colocar em prática o que já havia iniciado na disciplina de Geografia, além dos alunos terem a chance de mostrarem a riqueza que têm no próprio quintal de casa. “A participação dos alunos e dos pais foi muito importante, ajudaram a desenvolver o projeto através das fotos e vídeos. Todos ficaram muito empolgados, pois foi um prazer mostrar a realidade e o contato com a fauna e a flora no seu dia a dia”, disse a professora.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis