Dois dias intensos de capacitação, troca de experiência, esclarecimentos para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade. Esse é o foco do 1º Encontro Estadual de Gestores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), que ocorre nesta segunda e terça-feira (21 e 22 de novembro), realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O evento ocorre de forma híbrida, presencialmente, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá, e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do TJMT para aqueles(as) que não puderam estar presentes.
O presidente do Nupemec, desembargador Mario Kono de Oliveira fez a abertura do evento e destacou o crescimento dos métodos autocompositivos não somente em Mato Grosso, mas em todo país.
“A conciliação é uma ferramenta que cresce e deve crescer a cada ano. Temos que nos adequar, buscar alternativas e criar fórmulas de trabalho para desenvolver. E nada melhor do que os gestores e gestoras, que estão diretamente com os mediadores e com as partes, que vão organizar e administrar esse trabalho.”
De acordo com o magistrado, o Nupemec tem trabalhado para expandir e fomentar a conciliação em todo Estado. Esse é o foco também para proporcionar mais qualidade e efetividade na prestação desse serviço. “Essa é a bandeira não só do Nupemec, mas também de alguns ministros do STJ, CNJ e temos que estar sempre à frente caminhando com os tribunais de ponta”, completou.
Agregar valor e somar conhecimento às rotinas de trabalho para melhorar a entrega dos serviços prestados à população. Esses são alguns dos objetivos do. Essa é uma oportunidade para dúvidas e trocar experiências com as palestras e cursos ministrados pelas áreas do Tribunal de Justiça e com convidados de outros estados.
Para a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva, esse é um grande movimento pela transformação, com diálogo na construção de ações positivas. O Encontro, segundo a juíza tem objetivo da integração, interação e compartilhamento de informações.
“Ao compartilhar nós sempre trazemos algo e levamos algo e essa é a intenção maior. Além disso, pretendemos padronizar alguns procedimentos que são utilizados no dia a dia dos Cejuscs e nada melhor do que ouvirmos e coletarmos informações de todas as realidades deste nosso Estado que é tão grande, geograficamente falando.”
O Encontro capacitará os gestores que estão na porta de entrada do Judiciário, que são as comarcas do interior e qualificá-los. “A capacitação em todas as áreas da nossa vida deve ser constante e o sistema de autocomposição não é diferente. Por isso a manutenção da capacitação, a atualização porque principalmente em decorrência do que vivemos recentemente com relação à pandemia, e ainda estamos vivenciando, sentimos a necessidade de nos atualizar em razão das novas situações, novos contextos que são colocados aí a nossa frente pra resolução. Quanto mais a autocomposição e diálogo pacificador alcançar os nossos cidadãos, mais teremos a resolução efetiva, adequada, mais rápida dos conflitos”, afirma a juíza.
Dentro da esfera de atuação do Nupemec, um dos pilares é a capacitação. Foi o que pontuou o gestor-geral do Núcleo, João Gualberto Nogueira Neto. “Neste Encontro específico a capacitação será para que eles possam multiplicar esse conhecimento para os conciliadores, mediadores e utilizar esse mesmo conhecimento para melhorar o atendimento ao público nas comarcas em que atuam. Com uma uniformização dos procedimentos tendemos a prestar um serviço melhor”, comenta.
Participantes – Atuante no Cejusc da Comarca de Primavera do Leste, a gestora Marina Borges conta que houve um grande aumento dos atendimentos na unidade judicial e ressalta a importância do evento realizado pelo Nupemec.
“Com a pandemia nosso trabalho aumentou. Hoje, 70% da nossa demanda é sobre divórcio e pensão. Com a pandemia pensamos que houvesse diminuição, mas o trabalho dobrou. Então esses encontros são importantes para buscarmos qualificação. O Cejusc está crescendo muito não só em números, mas em diferentes áreas de atuação. Esse Encontro vem com temas, novas possibilidades para que nós gestores e juízes coordenadores de Cejuscs possamos alinhar todo esse trabalho, e como fazê-lo com excelência”, disse.
A gestora do Cejusc da Comarca de Barra do Garças, Telma Salamoni contou que tem ótimas expectativas quanto ao encontro e que irá agregar muito na rotina de trabalho.
“A nossa expectativa é muito boa, porque nós temos algumas dúvidas. Estamos aqui pra tentar alinhar padronização do procedimento realizado pelos Cejuscs e tirar algumas dúvidas, saber o que é mais viável fazer para a celeridade da prestação jurisdicional”.
Durante a manhã houve o Debate 1 – Processo de formação de instrutores, que teve como expositor o gestor de capacitação e avaliação do Nupemec, Carlos Mar Ayc Campelo; a juíza Cristiane Padim foi a debatedora e o presidente de mesa, o gestor-geral do Nupemec, João Gualberto.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Desembargador Mario Kono fala ao microfone. Ele estão sentado, de frente para os participantes e fala aos presentes segurando microfone. Ao seu lado estão João Gualberto e a juíza Cristiane Padim.
Segunda imagem: Foto horizontal colorida dos participantes do encontro em sala, todos sentados em cadeiras. Em primeiro plano estão o gestor-geral, a juíza coordenadora e o presidente do Nupemec.
Dani Cunha (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT