Bares movimentados de Cuiabá foram visitados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e forças de segurança, na noite dessa quinta-feira (17 de novembro), com o objetivo de prevenir crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 – que começa no próximo domingo (20 de novembro).
Na ação, integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica de Cuiabá fixaram cartazes da campanha “Não deixe a violência entrar em campo” em pontos estratégicos de bares e restaurantes localizados na região da Praça Popular, Praça 8 de Abril e Orla do Porto.
“Queremos prevenir porque é um momento de festa e não de violência. A campanha vem para esclarecer e divulgar os canais de denúncia. Muitas vezes vemos uma mulher sofrendo violência e não sabemos quem chamar. Essa ação é para isso, para que as pessoas saibam onde denunciar”, explica a juíza coordenadora da Rede de Enfrentamento, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa.
A juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá esteve acompanhada de delegadas, policiais civis, policiais militares, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça, e da Prefeitura de Cuiabá.
“As forças de segurança e o sistema de justiça estão unidos nesse contexto de combate, especialmente nesse período festivo, em que se consome muita bebida alcoólica, se reúnem muitas pessoas, familiares, consumo de drogas, o que eleva os índices de violência doméstica. É salutar as instituições estarem reunidas para combater e conscientizar, especialmente nesses ambientes”, constata a delegada Jannira Laranjeira, coordenadora do Plantão 24 horas de Atendimento à Vitima de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá.
Os materiais gráficos visam conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de violência contra as mulheres, assim como divulgar os canais adequados de denúncia. Pesquisas apontam que em dias de jogos de futebol, esse tipo de violência aumenta em cerca de 40%.
“Temos essa preocupação já no dia a dia. Agora, com relação à Copa, compreendemos a necessidade de fazer essa campanha diante desses dados estatísticos. Achamos importante fazer a campanha para tentar diminuir os índices de violência. Todos os órgãos de enfrentamento à violência estão conosco nessa campanha”, afirma a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá, Elis Prates.
Uma lei municipal de 2014 obriga os estabelecimentos comerciais de Cuiabá a darem publicidade aos canais de denúncia à violência contra as mulheres. Na visão do proprietário de um dos restaurantes que recebeu as equipes, Fernando Quaresma, a iniciativa é muito importante por propor o trabalho em conjunto na defesa das mulheres.
“Todo trabalho que é feito em defesa da mulher em Mato Grosso é importante. Nessa época de Copa, onde haverá mais dias de feriados, muitos homens se reúnem em torno do futebol, pode ser que os ânimos se exaltem. A campanha vem justamente para esclarecer e prevenir isso, principalmente colocando a iniciativa privada para fazer o trabalho em conjunto”, pontua.
21 Dias de Ativismo – Uma iniciativa mundial realizada anualmente com o objetivo de capitanear adesões e desenvolver iniciativas que deem visibilidade às diversas formas de violência enfrentadas por meninas e mulheres, incluindo a falta de equidade em relação aos homens.
Em Cuiabá, serão realizadas palestras, caminhadas, panfletagem e outras atividades de enfrentamento à violência doméstica a partir do dia 20 de novembro.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida de policiais fixando cartazes da campanha na parede de um bar.
Segunda imagem: foto horizontal colorida da juíza Ana Graziela explicando a campanha para clientes de um bar, sentados em uma mesa.
Terceira imagem: foto horizontal colorida da delegada Jannira e outra policial civil fixando o cartaz da campanha em um banheiro feminino.
Quarta imagem: foto horizontal colorida da secretária Elis. Ela está diante de viaturas policiais, veste roupa de estampa étnica, colares e usa tranças no cabelo.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT