A Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso prestou homenagens ao juiz aposentado Onivaldo Budny pelos 26 anos e quatro meses dedicados ao Judiciário Estadual. Até a aposentadoria, o magistrado era titular da Primeira Vara da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá. A homenagem ocorreu na terça-feira (11), na sala da Diretoria do Fórum de Cuiabá, com as presenças de colegas de magistratura e familiares.
Ao falar para os presentes em um momento marcado pela emoção, Budny recordou o percurso profissional desde que tomou posse como juiz substituto em 1996 e agradeceu a todos que contribuíram e fizeram parte da sua história nos últimos 26 anos.
“Tenho muita honra por esses 26 anos no Poder Judiciário de Mato Grosso. Confesso que a aposentadoria foi o processo, fui me desligando aos poucos”, contou o juiz aposentado.
Ele ainda avaliou sua trajetória e falou aos colegas que sempre se viu com um perfil mais “conciliador” e garantiu que a postura o ajudou a manter boas relações de trabalho com colegas do Judiciário e de outras instituições.
Representando a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, a juíza auxiliar da Presidência, Adriana Sant’anna Coningham, disse que a homenagem ao magistrado representa um gesto de reconhecimento e de respeito à sua contribuição para o Judiciário e toda a sociedade de Mato Grosso. Ela entregou uma placa de agradecimento pelos 26 anos dedicados à magistratura como “exemplo de retidão, de caráter e conduta ilibada”.
Diretor do Fórum da Capital, o juiz Lídio Modesto, também falou sobre a “grandeza na atuação do juiz Onivaldo Budny, que além de ser um magistrado dedicado ao trabalho, sempre foi receptivo e amigo. É alguém que contribuiu muito para o Judiciário e todos que com ele convivem”.
Biografia – O magistrado, natural de Arapongas (PR), começou a carreira na Comarca de Barra do Bugres, passou por Guiratinga, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Juara até chegar a Cuiabá. Entre as diversas funções desenvolvidas no Judiciário mato-grossense, foi diretor de Fórum, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e da Presidência do TJMT e coordenou a Central de Conciliação de Precatórios.
Budny foi ainda juiz-Ouvidor do Tribunal de Justiça e integrou a Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas da Justiça estadual. Durante a atuação no Judiciário, Onivaldo Budny recebeu elogios da Alta Administração do Tribunal de Justiça pela qualidade e resultado dos serviços realizados em várias ações e atividades judiciais, entre as quais na Justiça Eleitoral, em cumprimento de Meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em mobilizações do Judiciário no Estado nos programas Pequeno Cidadão e Pai Presente.
Além da Fazenda Pública, o juiz atuou em varas cíveis e criminais nas comarcas onde atendeu como juiz de Direito.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1 – Foto colorida do juiz Onivaldo Budny ao lado da juíza Adriana Sant’anna Coningham. Eles dão as mãos em cumprimento e ele segura a placa de homenagem que recebeu da magistrada. Foto 2 – Foto colorida onde aparecem juízas, juízes e familiares que estiveram na homenagem. Todos estão em pé e posam para a foto.
Andhressa Barboza/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT