A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste fim de semana um verdadeiro mutirão para atender os pacientes com a cirurgia de pterígio, uma doença nos olhos, mais conhecida como ‘carne crescida’. Os procedimentos foram todos realizados neste domingo (25) nas dependências do Centro de Especialidades Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (Ceadas).
Os pacientes idosos tiveram prioridade e foram os primeiros a passar pela cirurgia. O procedimento realizado em pacientes que apresentam pterígio é simples, não exige retorno médico, mas é preciso ter alguns cuidados pós-cirúrgicos.
A demanda de 46 pacientes com pterígio se formou após um outro mutirão realizado pelo município no mês de abril desse ano. Naquele período a Saúde conseguiu zerar a fila de pessoas que aguardavam pelas cirurgias tanto de pterígio, como também de catarata.
Uma nova força tarefa está agendada para essa semana com intuito de atender cerca de 110 pacientes que aguardam pelo procedimento para eliminar a catarata, conforme informou a secretária adjunta de Saúde do município, Carla Carvalho. Ela explicou que os pacientes foram agendados por meio das suas unidades de saúde de referência e com apoio do Complexo Regulador de Rondonópolis.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis