Home Destaque Crianças em situação de vulnerabilidade ganham nova casa em Cuiabá


Crianças em situação de vulnerabilidade ganham nova casa em Cuiabá

| Por
A Casa da Criança Cuiabana nº 8 será inaugurada às 17h30 desta quinta-feira (22/9). Por questões de segurança os endereços destas unidades especiais não são públicos. A nova casa de acolhimento tem capacidade para até 12 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. Moderna e bem equipada ela promete ser referência como unidade acolhedora. “Ficou muito bonita. Cuiabá é referência nacional em termos de unidades acolhedoras. Um motivo de satisfação para todos nós. Já temos sete casas lares para diversos públicos e todas muito bem equipadas e montadas, com serviço de qualidade. Disse a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá”, Gleide Bispo dos Santos.
 
A presidente da instituição, que administra a Casa Lar nº 8, Thereza Aparecida Morockoske, explicou que o início do chamamento público e do processo de normatização foi iniciado em janeiro deste ano. “É um procedimento bastante sério. As crianças estão em vulnerabilidade social ao extremo. O Conselho Tutelar resgata e o Judiciário nos encaminha. Devemos sempre estar preparados para recebê-las. Podem ser crianças abandonadas, abusadas ou terem sofrido maus tratos. A equipe técnica é composta de psicólogo e assistente social que atuam na reinserção destas crianças, via retorno às famílias ou adoção. É uma casa normal, com uma família diferente. Temos cuidadoras que ajudam no preparo destas crianças. Aqui temos tv, sofá, geladeira, fogão, camas. Os quartos são adequados de acordo com eles, dividido por idade e se são meninos ou meninas”.
 
As equipes atuam em escalas de 12h/36h de trabalho. As crianças recebem seis refeições ao dia. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. “As crianças fazem atividades físicas e até equoterapia em alguns casos. Quando elas chegam de imediato levamos ao médico e dentista, além da matrícula na escola e da vacinação completa. Levamos e buscamos de todas as atividades. Eles são acompanhados em todos os lugares. Mexer com criança é pra quem gosta. Quando abrimos uma casa desta, sabemos que estamos amenizando o sofrimento, por isso nos preparamos bem para fazer nossa obrigação da melhor maneira possível”, ponderou a administradora da casa que conta com quatro suítes, brinquedoteca, cozinha, área de lazer, piscina e dispensa.
 
Hoje temos 522 crianças e adolescentes acolhidos em Mato Grosso. Somente em Cuiabá são 85 acolhidos. Casa Cuiabana 1, com 17 crianças; Casa Cuiabana 2, com 18 crianças; Casa Cuiabana 3, com 16; Projeto Nosso Lar (adolescentes sexo feminino), com 14 meninas; Casa Lar Família Social, com 5; Casa Caminho Redentor, outras 5 crianças; Projeto Nossa Casa (adolescentes do sexo masculino), com 9 acolhidos.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Brinquedoteca. Ambiente colorido e bem organizado, com vários brinquedos. No chão, um tapete colorido de peças para montar. Do lado direito, uma mesa com cadeiras na cor azul. Ao fundo estantes que armazenam brinquedos e outra mesa, maior. Foto 2: Um quarto com quadros de dinossauros estilizados, quatro camas com jogos de cama na cor verde e ao lado uma da outra. Ambiente iluminado e bem limpo.
 
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here