Um homem foi detido na manhã desta quarta-feira (20), após se trancar em casa, cortar a própria mão e ameaçar policiais militares durante um surto psicótico. O caso aconteceu no bairro Santa Maria Bertila, em Guiratinga (330 km de Cuiabá).
A Polícia Militar foi acionada pela equipe de Assistência Social do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), solicitando apoio para conter e imobilizar um cidadão em surto psicótico armado com uma faca, apresentando fala desconexa, agressividade elevada, comportamento agitado e exposição de pensamentos fora da realidade.
No local, os militares foram informados de que homem sofre de esquizofrenia e durante surtos ele sai pela cidade conduzindo seu veículo, uma caminhonete S-10, armado com faca e ameaçando diversos moradores da cidade. Um dos ameaçados é o prefeito Waldecy Barga Rosa (União Brasil).
Dalton Martini, que é esposo da vice-prefeita municipal, também foi ameaçado. Segundo as informações policiais, Juracy já perseguiu também Gilmar Domingos Mocellin, ex-prefeito da cidade e Heber Vilarinho, um dos empresários mais conhecidos da região.
A irmã do suspeito também estava presente e auxiliou os militares na negociação para que ele se entregasse, o que só aconteceu após duas horas de conversa. Quando se entregou, o homem estava todo ensanguentado, devido aos cortes provocados por ele mesmo em suas mãos. Os militares tiveram que usar técnicas de imobilização para contê-lo e algemá-lo, pois o mesmo continuava agitado.
Ele foi entregue aos cuidados do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao Hospital Osvaldo Cruz. Ele será autuado por crime de ameaça. Como medida de segurança, a gestão municipal teve que reforçar a segurança da sede da prefeitura para impedir a entrada do suspeito, pois as ameaças de morte feitas por ele têm sido frequentes.
Fonte: Folha Max