Home Destaque Sala passiva garante acessibilidade virtual no Fórum de Várzea Grande


Sala passiva garante acessibilidade virtual no Fórum de Várzea Grande

| Por
A população que acessa o novo Fórum de Várzea Grande, localizado no Chapéu do Sol, pode contar com o apoio do Juízo 100% Digital, por meio da sala passiva – um setor criado especialmente para atender pessoas com dificuldades de acesso à tecnologia ou excluídas digitais, seja para participar de atos processuais, como audiências de outras cidades por videoconferência, seja para obter informações, documentos e orientações pela internet.
 
A sala conta com computador, fone de ouvido, microfone, webcam e outros aparatos que buscam auxiliar os jurisdicionados nas demandas que eles precisarem, além de um servidor à disposição para orientar e ajudar.
 
O juiz Luis Otávio Pereira Marques, diretor do Fórum de Várzea Grande, destaca que o Poder Judiciário se atém à acessibilidade virtual, não só a acessibilidade de instalações físicas e estruturais, quando estrutura e aprimora os serviços prestados pelos fóruns.
 
“A sala passiva é uma grande ferramenta, que se destina não só ao cumprimento de atos de outra comarca, mas também aos excluídos digitais, que não possuem acesso a algum recurso tecnológico, assim como também aqueles que têm o acesso e não sabem manusear”, afirma.
 
Desde que foi instalada no Fórum de Várzea Grande, a sala passiva já atendeu mais de 300 pessoas.
 
O espaço disponibilizado em fóruns das comarcas do Estado é um ambiente de apoio ao Juízo 100% Digital e tem como objetivo promover a inclusão eletrônica do usuário que, por algum momento, ou situação, ou característica, tenha dificuldade para acessar serviços judiciários ofertados no meio virtual.
 
Juízo 100% Digital
 
Inovação no Poder Judiciário de Mato Grosso, o Juízo 100% Digital aproxima cada vez mais a população da Justiça, graças à facilidade que essa modalidade de tramitação processual totalmente eletrônica permite. A parte do processo tem o poder de escolha para que a ação seja realizada de forma remota, o que traz benefícios como celeridade, segurança, economia de tempo e recursos.
 
No Juízo 100% Digital todos os atos processuais são realizados exclusivamente pela internet, desde o protocolo da ação, notificações, intimações, atendimentos, audiências e sessões de julgamento. A tecnologia permite que partes e advogados falem diretamente na secretaria da vara com os servidores ou que tenham audiência com o magistrado. Tudo de forma on-line, dentro do horário de expediente do Poder Judiciário.
 
O agendamento para utilizar a sala passiva do Fórum de Várzea Grande pode ser feito pelo telefone (65) 3688-8485 ou pelo e-mail varzea.grande@tjmt.jus.br.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto horizontal colorida da sala passiva do Fórum de Várzea Grande. A sala possui uma divisória de vidro, onde está uma mesa com quatro cadeiras azuis e à frente uma mesa com computador desktop e ao lado um vaso de plantas.
Segunda imagem: captura de tela colorida de entrevista concedida pelo juiz Luis Otávio à TV.JUS. Ele tem cabelos castanhos, veste terno cinza, camisa azul e fala olhando para a câmera.
Terceira imagem: Arte colorida com a marca do Juízo 100% Digital e do Poder Judiciário de Mato Grosso. Uma mão segura um celular aceso onde se projeta a frase Juízo 100% Digital, enquanto a outra mão aponta para o letreiro.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here