Quatro detentas foram flagradas pela Polícia Militar fazendo o tráfico de drogas ao retornarem para o presídio feminino, Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (15). Elas foram abordadas em um ônibus da prefeitura de Cuiabá, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA.
Segundo informações policiais, as detentas foram gravadas por câmeras de segurança do Centro Integrado de Ocorrências e Segurança Pública (Ciosp) enquanto um homem, ainda não identificado, passou drogas e celulares para as mulheres.
Durante a revista foram encontrados oito celulares e dois tabletes de maconha. As suspeitas foram encaminhafas para a Central de Flagrantes.
Sobre a ocorrência, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), por meio de nota informou que o procedimento é padrão da Polícia Militar e que reeducandos são contratados pelo município via parceria com o projeto Nova Chance.
FOLHAMAX entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para obter mais informações sobre o que será feito com as presidiárias, uma vez que prestavam serviço extramuro. Por meio de nota, a Pasta informou que as investigações estão sob a responsabilidade da Polícia Judiciária Civil (PJC).
VEJA A NOTA DA SESP:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, informa que na tarde desta quinta-feira(15.09), quatro reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, que prestam serviços em atividades extramuros, foram conduzidas ao Cisc após abordagem policial por suspeita de porte de materiais ilícitos.
A ação ocorreu em um ponto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), após câmeras do Ciosp flagrarem uma sacola sendo repassada a uma das reeducandas. A revista feita por policiais militares e penais levou à apreensão de oito aparelhos celulares e duas porções de entorpecentes, supostamente de maconha.
As medidas legais foram adotadas sob o acompanhamento da direção da unidade penal feminina. Já as investigações, estão sob a responsabilidade da Polícia Judiciária Civil (PJC).
VEJA A NOTA DA LIMPURB COMPLETA:
A abordagem feita em ônibus que transporta reeducandos que prestam serviço ao Município trata-se de um procedimento de rotina realizado pela Polícia Militar.
Esse trabalho é feito periodicamente pelos policiais, a fim de garantir a segurança e combater qualquer tipo de ato infracional.
Os reeducandos (homens e mulheres) são contratados pelo Município via parceria com o projeto Nova Chance.
Por meio do trabalho, iniciativa tem, desde 2017, contribuído com a reinserção social daqueles que realmente buscam uma mudança.
Fonte: Folha Max