A Comarca de Alto Garças abre inscrições para processo seletivo para o credenciamento de Conciliador da unidade judicial (360 Km a sul da Capital). Os candidatos devem ser bacharéis ou acadêmicos de Direito, do 3º ano ou 5º semestre, regularmente matriculados em universidade ou faculdade pública ou particular com curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
No exercício da função, nos Juizados, Varas e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), entre outras atribuições, conforme estabelecido no Edital 04/2022, os candidatos credenciados têm a responsabilidade de abrir e conduzir a audiência de conciliação sob a orientação do juiz ou juíza de Direito, com o propósito de buscar a solução do litigio.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada, de cinco a 16 de setembro, pelo endereço eletrônico: alto.garcas@tjmt.jus.br mediante o preenchimento da ficha de identificação, anexada no edital. A comissão de apoio ao seletivo, presidida pela juíza-diretora do Fórum, Amanda Pereira Leite Dias, informa que não serão aceitas outras formas de inscrições, e que cada concorrente deve preencher apenas uma ficha.
A prova objetiva está agendada na data provável de 24 de setembro, sendo que o local e horário serão publicados em edital específico. As questões do processo seletivo abordarão temas relacionados às áreas de conhecimento em Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Civil, Processo Civil, Penal, Processual Penal, Politica Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos, Lei dos Juizados Especiais e Legislação Específica.
A classificação final dos candidatos habilitados deve ser feita em ordem decrescente de nota final e processada após a análise dos recursos interpostos e a aplicação dos critérios de desempate. O seletivo para a formação de cadastro de reserva também destina vagas à pessoa com deficiência e candidato e candidata negra. O edital traz todo o detalhamento sobre o seletivo.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT