Duas pessoas foram presas em flagrante por posse de armas e munições em uma operação da Polícia Federal (PF) contra um grupo especializado no tráfico internacional de drogas na região oeste do Paraná. A ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31).
Conforme a PF, o grupo utiliza o transporte da droga em meio a tripas de animais para tentar enganar a fiscalização. Para isso, alguns investigados têm empresas de beneficiamento de tripas animais na região e as usam para o tráfico.
A PF informou, ainda, que apreendeu armas de fogo e munição. Até a publicação desta reportagem, os cerca de 60 agentes permaneciam nas ruas.
São 19 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão a serem cumpridos em Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Pato Bragado, no Paraná, e Sinop, no Mato Grosso. Também foi autorizado pela Justiça o sequestro de dinheiros, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome de cada um deles ou de “laranjas”.
As investigações começaram no ano passado depois da polícia apreender cargas de maconha oriundas do Paraguai e com destino aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Durante as ações, foram 12 pessoas presas e mais de 20 toneladas de maconha apreendidas.
Também foi identificado, segundo a PF, que o grupo se envolveu em pelo menos cinco ocorrências de tráfico internacional de drogas. Eles devem responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico internacional.
Em caso de condenação, as penas podem chegar a 41 anos de prisão.
Fonte: Folha Max