A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), identificou e prendeu o proprietário de um sítio por desmatamento de vegetação nativa no município de Paranaíta (851 km ao norte de Cuiabá).
A ação integrada, realizada na segunda-feira (22), faz parte da operação “Amazônia”, e resultou na apreensão de trator, motosserra e escavadeira hidráulica.
Durante diligências em pontos provenientes de alerta de desmate do satélite Planet, os policiais civis e os fiscais da Sema se depararam com o desmate ocorrendo na área, e surpreenderam o dono do sítio utilizando maquinários para derrubada da vegetação nativa.
Diante dos fatos, o proprietário do local, de 58 anos, e três homens contratados por ele foram levados até a Delegacia de Paranaíta para esclarecimentos. Os materiais, maquinários e equipamentos também foram apreendidos pela Sema.
O proprietário foi preso em flagrante por crime ambiental contra a flora (desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas).
Fonte: Folha Max