A ventania acompanhada de chuva em várias cidades de Mato Grosso na tarde desta quinta-feira (18) causou prejuízos para alguns donos de veículos e comércios, além de gerar transtornos para motoristas, pedestres e até para os pacientes de um hospital que foi destalhado. Também assutou muita gente, pois até uma nuvem de areia se formou no município de Brasnorte (579 km de Cuiabá).
O fornecimento de energia também foi comprometido em algumas cidades fazendo a Energisa, – empresa concessionária dos serviços -, atuar em regime de contigência, colocando diversas equipes em campo para conta de tantos atendimentos ao mesmo tempo.
Em Sorriso (416 km de Cuiabá), a ventania derrubou árvores em um conjunto de chácaras, danificando uma Toyota Hilux, um Hyundai Azera e uma caminhonete Amarok. De acordo com a estação meteorológica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a velocidade dos ventos chegou a quase 60 km/h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além da ventania, também choveu forte no município de Sorriso. Um vídeo gravado por populares mostra a cobertura de posto de combustível sendo arrancada pela força do vento.
Em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), a chuva acompanhada rajadas de vento também causou estragos. Uma árvore caiu em cima de um veículo que ficou bastante danificado. Nenhuma pessoa ficou ferida, pois o carro estava estacionado sobre a calçada na avenida Fernando Corrêa da Costa, região central da cidade, quando foi atingido pela árvore.
Um registro feito pelo dono de uma oficina que acabou destelhada com o vendaval mostra como ficou a situação, com o carro coberto pelos galhos da árvore. A rua ficou interditada para os trabalhos de desobstrução por parte dos bombeiros.
Outra ocorrência causada pela chuva em Rondonópolis mobilizou equipes dos bombeiros no Hospital Antônio dos Santos Muniz. No local, uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficou totalmente alagada. Em uma chuva anterior, o teto teria desabado e o conserto ainda não tinha sido feito.
No município de Brasnorte, uma tempestade de areia deixou os moradores apavorados. O registro dos fortes ventos foi feito na região do Posto Norte.
NOTA DA ENERGISA
A Energisa informa que permanece em regime de contingência em Mato Grosso, por conta da chegada de uma frente fria na tarde desta quinta-feira (18), que gerou rajadas de vendo de mais de 80km/h e chuva forte com diversos estragos em várias regiões. Desde ontem, mais de 49 mil clientes foram afetados, a maior parte no sul do estado. Neste momento, 15% deste de total ainda são impactados com falta de energia ou oscilações no fornecimento. De acordo com o coordenador de operações da Energisa MT, Paulo Henrique Montalvao Teixeira, a previsão é que o atendimento seja plenamente normalizado até segunda-feira. A empresa reforça que em caso de ocorrência é importante a população não tocar nos fios e registrar o chamado nos canais oficiais:
Call Center: 0800 6464 196
WhatsApp (Gisa): 65 – 99999-7974.
Fonte: Folha Max