Depois de cinco dias de muitas emoções, o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres chegou ao final na noite do último domingo (17/07), com o cerimonial de entrega das premiações e o show nacional dos Titãs.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Cláudio Henrique Donatoni, fez uma balanço do 39° FIPE. “Foram meses de preparação, doação e integração de uma equipe abnegada da prefeitura e o apoio incondicional de parceiros e patrocinadores, sem os quais não teríamos conseguido realizar o maior evento turístico de Mato Grosso e a maior prova de pesca do Brasil”, reconhece Cláudio Henrique.
O secretário fez questão de não esquecer aquele que merece toda consideração, o povo de Cáceres, que mais uma vez recebeu de braços abertos, com sorriso no rosto e muita hospitalidade os visitantes, que vieram prestigiar o FIPE. “ O cacerense é assim, acolhedor, ama sua terra e o festival, sabe receber bem as pessoas, faz parte do evento, é um grande anfitrião, além de ter participado efetivamente de todas as atrações”, avalia Donatoni.
Cláudio se referiu as provas de pesca, jogos de praias, feiras náutica, de artesanato e gastronômica, parque de diversões e atividades artísticas e culturais, que deram corpo ao festival.
O secretário reconheceu o brilho de mais uma edição do evento, que segundo ele, superou as expectativas de público e de organização. “Mesmo após uma pandemia de dois anos, com o novo formato na estrutura de espaços da arena FIPE, o grande número de pessoas que passou pela arena , mais de 100 mil pessoas, habilita o sucesso do festival de pesca”.
Com relação a grade de shows, bem diversificada e atendendo vários públicos, Donatoni avaliou que todos os shows receberam um grande público de pessoas que se divertiram e se emocionaram ao ver seus artistas.
Para ele o FIPE é um evento de cunho esportivo ecológico-cultural que visa difundir a sustentabilidade do Pantanal através do pesque e solte. “As competições de pesca infanto-juvenil, caiaque, artesanal de canoa e embarcada motorizada, reforçam a iniciativa ambiental do Festival de pesca, onde todos os exemplares capturados nas quatro competições voltaram ao rio com vida”, destacou Cláudio.
Cláudio Donatoni fez questão de finalizar, agradecendo a coordenadora de Turismo Alessandra Castilho que esteve junto com ele na coordenação geral do FIPE, e a Prefeita Eliene Liberato Dias, que depositou neles e em sua equipe, toda confiança para realizar o festival de pesca. “ Agradeço a prefeita Eliene pela oportunidade de ter podido estar à frente do Festival de Pesca e junto com coordenadores e servidores da prefeitura, órgãos parceiros, patrocinadores, imprensa, visitantes e povo de Cáceres, chegarmos ao fim comemorando o êxito da missão cumprida”, finalizou.
Esdras Crepaldi