Home Destaque Prefeito recebe lideranças da IEAD, faz parceria e anuncia construção de Praça
fullinterna_3


Prefeito recebe lideranças da IEAD, faz parceria e anuncia construção de Praça

| Por


O Prefeito José Carlos do Pátio recebeu na tarde desta sexta-feira (10), na sala de reuniões do Palácio da Cidadania, o presidente da IEAD – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Rondonópolis, pastor José sobrinho; o deputado estadual Sebastião Resende, o vereador Cido Silva e pelo menos 50 líderes e pastores religiosos, onde confirmou uma parceria entre a administração municipal e a igreja, e anunciou a construção de mais um espaço de lazer, com pista de caminhada, playground, estrutura de entretenimento e recreação, entre outros.

A área do novo espaço público mede cerca de 12,8 mil M2 e pertencia a Igreja. Impossibilitado de construir no local, por se tratar de uma propriedade privada, o prefeito iniciou as negociações e estabeleceu uma parceria com a igreja, onde após um acordo amistoso, criou um decreto tornando de interesse público para fim de desapropriação, o terreno localizado nas imediações do bairro Vila São Pedro, que margeia o canal do Córrego Canivete.

Prefeito assina decreto de desapropriação da área...

Em sua fala aos presentes, o presidente da IEAD, revelou que deverá utilizar o recurso da ordem de R$ 1,4 milhão a ser recebido da prefeitura pela cessão da área, para ampliar e expandir o trabalho religioso da sua instituição, ampliando o número de templos na cidade, que hoje conta com mais de 300 bairros. O pastor revelou que atualmente a sua igreja conta com apenas cerca de 40 templos e ele pretende ampliar essa atuação, abrangendo um maior número de bairros e pessoas.

Na verdade, a ideia do prefeito em construir uma praça pública no local ocorreu quando da sua participação nas festividades do Centenário da IEAD no Brasil em 2011. Todavia, posteriormente percebeu-se que a municipalidade não poderia investir recurso público no local, por se tratar de uma área privada. 

Mais recentemente, iniciaram-se as tratativas entre a Prefeitura e a Igreja, que culminou na negociação que está possibilitando a desapropriação mediante acordo, e que vai resultar em benefício para não apenas para a comunidade evangélica do Bairro Ebenezer, mas sobretudo, às comunidades de pelo menos 20 bairros circunvizinhos.

Lembrando que o deputado Sebastião Resende, juntamente ao vereador Cido Silva intermediaram a negociação entre a direção da Igreja e a prefeitura, possibilitando o acordo.

Como a construção do canal do Córrego Canivete coube ao Governo do Estado na época, infelizmente o projeto não contemplava travessias ao longo do canal, além da ponte da rua José Barriga e a avenida Bandeirantes já existentes. O deputado conseguiu então junto ao Governo do Estado a reformulação do projeto criando mais quatro travessias: três acima da Rua José Barriga e uma abaixo.

Todavia, para tanto, ainda precisava que o prefeito realizasse as obras de ligação entre as duas margens do canal, através da abertura e pavimentação das ruas ligando os bairros, o que inclusive, já está sendo viabilizado.

Ressaltando que, para a construção do novo espaço, o prefeito já autorizou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), a criar o projeto técnico/urbanístico, bem como o projeto relativo a aquisição dos equipamentos que serão instalados no local.

Com a abertura e pavimentação das ruas nas travessias, todo o perímetro ao longo do canal vai ganhar mais mobilidade, abrindo novas opções de tráfego, e desafogando o trânsito naquela região.

O prefeito inclusive se comprometeu com as lideranças da Igreja Evangélica, que vai nomear a futura praça como: “Praça Centenário da IEAD”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here