A Prefeitura de Rondonópolis, por intermédio de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Obra Kolping concluíram mais um curso de capacitação e qualificação profissional de mão de obra em Modelagem e Costura do Programa de Qualificação: “Reconstruindo o Futuro”.
Conforme informações da secretária Neiva de Col, dos 20 alunos inscritos inicialmente, 16 concluíram com êxito o curso de 160 horas e estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, quer seja no âmbito familiar ou mesmo se empregando nas empresas de costura e confecções da cidade.
Roupas infantis…
Os novos qualificados aprenderam técnicas de modelagem, corte e costura de peças de roupas em geral; roupas íntimas; de crianças e adultos, entre outras.
O “Projeto Reconstruindo o Futuro” ofereceu cerca de 760 vagas em diversos cursos de qualificação, que estão mudando literalmente a realidade da vida dos participantes, pois são cursos de capacitação profissional das mais diversas áreas de atividades, como nas áreas de técnicas administrativas, informática básica, massagem, inclusão digital “exclusiva para o público da terceira idade”; confeitaria, manicure e pedicure, cozinha trivial, maquiagem, designer de sobrancelhas e depilação, modelagem e costura, entre outros.
Roupas intimas confeccionadas durante o curso…
ALUNOS
O importante desses projeto é que o mesmo abre oportunidade de qualificação, não apenas para o público jovem, mas sobretudo para pessoas da terceira idade que queiram aprender uma profissão, se qualificar e iniciar um pequeno negócio familiar, com o objetivo de aumentar ou incrementar a renda familiar e pessoal através da qualificação profissional.
O casal Lourival José da Silva, 66 anos e a dona Maria Aparecida de Lima, 61 anos concluiu o curso juntos…
Nessa turma de alunos, um casal concluiu o curso de modelagem, corte e costura. Lourival José da Silva, 66 anos e a dona Maria Aparecida de Lima, 61 anos, que se mostraram muito felizes com a participação no curso, e juntos até adquiriram uma máquina de costura, para se aprimorarem e iniciar uma atividade em casa, produzindo peças de roupas para a família, e quem sabe, como bem disse Dona Maria, “até vender para fora”.
A nova costureira e o parceiro, já disseram que gostaram muito do que aprenderam, pois não tinham nenhuma noção de corte e costura e estão dispostos a participar de outros cursos de qualificação e aumentar seus conhecimentos, podendo incrementar cada vez mais a renda familiar.
Já o Cabeleireiro Jhonatan William Barbosa Silva, 29 anos, que também não tinha nenhum conhecimento de modelagem e costura, disse que com o que prendeu no curso até confeccionou peças de roupas como batas, camisetas, e até roupas para Pets.
“Eu quando cheguei no curso não sabia de nada, vim para a primeira aula para tentar entender se eu iria gostar, se iria me identificar e amei o curso. Eu fiz brinquedinhos, algumas roupas como uma bata, e até roupinhas para cachorro”, conta o novo costureiro bem satisfeito.
Cabeleireiro e agora Costureiro, Jhonatan William Barbosa Silva, 29 anos, usando a bata que ele mesmo modelou e fez…