Home Destaque Prefeitura realiza força-tarefa para atualização de cadastro de benefícios sociais no Loteamento...
fullinterna_2


Prefeitura realiza força-tarefa para atualização de cadastro de benefícios sociais no Loteamento Social Maria Amélia

| Por


A Prefeitura de Rondonópolis realiza durante toda esta sexta-feira (13) uma força-tarefa envolvendo três secretarias municipais, para atualização de cadastro social necessário ao recebimento de benefícios sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, entre outros.

Por se tratar de um bairro ainda em formação, sem as devidas estruturas públicas e sem a cobertura da atenção básica de saúde, o local do Residencial Maria Amélia utilizado para a recepção das pessoas foi a residência da líder comunitária e fundadora do “Grupo de Voluntários Ativos em Prol do Bairro”, Maria Madalena Borba Frazão. 

Ali, servidores das secretarias de Saúde (CRAS- Jd Ana Carla), Educação e Assistência Social, realizam a atualização de cadastro das famílias, bem como realizam os “acompanhamentos obrigatórios de condicionalidades” para o recebimento do benefício, como as triagens e conferências de dados das crianças  de 0 a 7 anos, como peso, idade, altura, carteira de vacinação e, nas mulheres gestantes (pré-natal em dia), entre outras.

Conforme a Coordenadora do Programa Auxílio Brasil da S.M.S, Ester Martins dos Santos Alves, a expectativa é atender até o fim do dia, pelo menos 300 pessoas das famílias já instaladas no loteamento.

Coordenadora do Programa Auxílio Brasil da S.M.S, Ester Martins dos Santos Alves

Ressaltando que essa atualização de cadastro agora se faz necessária, em razão do período de suspensão do acompanhamento obrigatório das condicionalidades em razão da pandemia. Todavia com a estabilização da mesma, o citado acompanhamento e atualização do cadastro volta a ser necessário como pré-requisito para o devido recebimento dos benefícios sociais.

AUXÍLIO BRASIL
Segundo consta, o calendário do “Auxílio Brasil 2022 de maio”, programa de distribuição de renda do governo que substituiu o Bolsa Família, já está definido e começa a ser pago dia 18 com valor mínimo de R$ 400 aprovado como permanente pelo Congresso Nacional.

No entanto, alguns critérios de inclusão no Auxílio Brasil devem ser observados, como: ter renda familiar per capita de até R$ 178 (no caso de famílias que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças e/ou adolescentes até 17 anos); Estar inscrito no CadÚnico;  e estar com dados atualizados no cadastro há, pelo menos, dois anos.

Servidores do município conferem e atualizam os dados cadastrais das pessoas…

QUEM PODE ENTRAR NO AUXÍLIO BRASIL
Para ser elegível ao programa Auxílio Brasil em 2022 a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e se encaixar em um dos grupos determinados pelo governo conforme a faixa de renda. No entanto é preciso lembrar que a apenas a inscrição no CadÚnico não resulta em aprovação imediata no Auxílio Brasil.

Para que a família seja contemplada pelo Programa AB é necessário: estar cadastrada, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal; ser selecionada pelo Ministério da Cidadania; estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

As famílias compareceram para a atualização do cadastro…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here