A Banda Municipal de Rondonópolis (Bamur) e o Projeto Fanfarra nas Escolas foram homenageados na capital mato-grossense, nesta sexta-feira (29), pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. A Câmara de Vereadores de Cuiabá, por indicação do vereador Adevair Cabral, agraciou as secretarias de Cultura e de Educação do município com uma Moção de Aplausos, durante sessão solene em alusão aos 40 anos da banda e fanfarra de Mato Grosso.
A moção concedida em reconhecimento ao trabalho desenvolvido foi recebida pelo regente Wagner Linhares, o secretário municipal de Cultura, Pedro Augusto Araújo e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriano Gomes, que também representou na solenidade a secretária municipal de Educação, Mara Gleibe.
O projeto Fanfarra nas Escolas teve início na rede municipal de ensino em 23 de março de 2018, beneficiando alunos do ensino fundamental com idade entre oito e 14 anos. Os alunos são encaminhados ao aprendizado de instrumentos após um teste de aptidão que verifica a afinidade que apresentam com cada um deles, como bumbo, surdo, pratos, cornetas, caixas de repique, tuba, entre outros.
Todos os instrumentos disponibilizados no projeto foram adquiridos com recursos próprios do município. Além de ofertar a oportunidade aos estudantes da rede para que aprendam sobre musicalidade, o projeto ainda seleciona aqueles que evidenciam talento especial às artes musicais para integrarem a Banda Municipal de Rondonópolis, com a concordância da família.
Desde a sua criação, a Bamur vem marcando presença em diversos eventos da cidade e também de outros municípios, os quais recebe convite.