Fiscalizações em regiões ribeirinhas do Rio Cuiabá estão sendo intensificadas pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, devido ao alto número de denúncias de pesca irregular na região. Nesta quarta-feira (13), por volta das 11h30, os militares apreenderam mais de 20 quilos de pescado irregular no Distrito de Passagem da Conceição, em Várzea Grande. Também foram apreendidos equipamentos proibidos para a pesca amadora.
Segundo o registro da ocorrência, a guarnição estava em patrulhamento terrestre na comunidade do Distrito da Passagem da Conceição, quando observou três indivíduos praticando a pesca predatória utilizando “tarrafa”, apetrecho proibido por lei.
Durante abordagem, os suspeitos se identificaram e afirmaram que a pesca irregular acontecia diariamente e por todos os pescadores da região. Dentro do barco, foram encontrados três tarrafas e três sacos com peixes das espécies Sairu, Piava, Curimbatá, Lambari. Ainda havia cinco peças de Dourado, que tem sua captura proibido por força de lei, 12 peças de Piraputanga, todas as peças com tamanho inferior ao permitido por lei.
Os suspeitos alegaram que o pescado irregular não pertencia a nenhum deles. Após a confirmação do ato criminoso, foi dada voz de prisão aos pescadores, que foram conduzidos até a sede do Batalhão Ambiental para fazer a confecção do boletim e ocorrência.
Durante o trajeto, um dos conduzidos solicitou para passar em sua residência para pegar documentos pessoais e sua camiseta, pois estava sem. Na casa, os policiais perceberam usado para guardar artigos de pesca.