O réu Adevanir Ferreira da Silva é submetido a júri popular nesta terça-feira (12). Ele é acusado de estuprar e matar a idosa Salvina dos Santos Vidal,74, mãe do vereador por Cuiabá, Sargento Vidal. O crime ocorreu em 8 de março de 2020, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital).
A audiência começou às 8h, na sede da comarca de Lucas do Rio Verde e deve se estender por todo o dia. O parlamentar de Cuiabá viajou à cidade, a fim de acompanhar pessoalmente o julgamento do acusado do crime brutal.
O parlamentar, que é da Polícia Militar, fez vídeo e publicou nas redes sociais, no qual pede que a justiça seja feita. “Há mais de dois anos aconteceu um crime horrível aqui, onde o elemento matou minha mãe, a mãe dos meus irmãos. Hoje estamos voltando aqui e esperamos a condenação máxima. Não queremos ele morto, não. Queremos ele preso. É difícil para a família, passamos e estamos passando por isso aqui. Mas Deus irá nos colocar em melhor situação”, declarou o vereador na filmagem.
O processo tramita sob segredo de justiça, na 4ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, sob responsabilidade do juiz Hugo José Freitas da Silva.
O caso
A idosa fazia caminhada próximo a sua casa, na manhã no dia 8 de março de 2020, quando foi atacada pelo acusado.
O corpo foi achado horas depois, em um terreno baldio. A vítima estava machucada e sem roupas.
O suspeito foi preso por policiais militares e civis no dia 27 de março, no Distrito de Santiago do Norte, em Paranatinga (373 km ao Sul).
Em setembro daquele ano, a Justiça determinou que ele fosse submetido a júri popular pelos crimes de homicídio qualificado, cometido por motivo fútil, de maneira cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, e contra a mulher por razão de gênero, ou seja, feminicídio, e estupro.