Ferramenta de inserção social e descoberta de talentos, os Jogos Escolares de Rondonópolis retornaram com tudo nas modalidades de esportes coletivos após um período paralisado por causa da pandemia de coronavírus.
Realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (SMS) a final dos Jogos Escolares ocorreu na última quinta-feira (24), na Escola Irmã Elza Geovanella. A competição aconteceu entre alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas das redes municipal e estadual, além de escolas particulares. O confronto se deu entre equipes masculinas e femininas que disputaram partidas de vôlei, basquete, handebol e futsal.
São incontáveis os benefícios que os Jogos Escolares proporcionam aos atletas que deles participam, conforme Roseane Prado, gerente do Departamento de Treinamento de Seleções Amadoras da Smel. “Promover e potencializar o esporte no município, além de garantir a vaga para representar Rondonópolis nos jogos regionais que serão realizados dos dias 8 a 13 de abril, em Campo Verde, e, ao mesmo tempo, oferecer diversão aos participantes e ao público estão entre as vantagens geradas pelos Jogos Escolares”, cita ela, referindo-se aos embates programados entre os estudantes dos municípios das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso.
Do torneio da quinta-feira, sagraram-se campeões no vôlei masculino a Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho e, no feminino, a Escola Estadual São José Operário. Já no basquete, quem deu show foram as meninas da Escola Militar Dom Pedro II e os meninos da Estadual Silvestre Gomes Martins. Também brilharam as alunas do Centro Integrado de Ensino (CIE) no handebol e os alunos do Centro Educacional Khalil Zaher. No futsal, saíram vitoriosos os jogadores da Escola Estadual Santo Antônio e as jogadoras da Estadual Sete de Setembro.
“Através desse tipo de competição é possível estimular a integração e a sociabilidade, ajudar na formação de cidadãos de bem e, ainda, identificar vocações de atletas que podem se tornar futuros professores”, observa Roseane. Depois da etapa regional, os vencedores seguem para a fase estadual dos Jogos Escolares.