Assessoria/Polícia Civil-MT
Quinze policiais, entre investigadores, escrivães e delegados, lotados na Corregedoria Geral da Polícia Civil de Mato Grosso concluíram o Curso de Operador de Mandados de Alto Risco, ministrado pela Gerência de Operações Especiais (GOE). A cerimônia de entrega de brevês aos policiais formandos foi realizada, na tarde de sexta-feira (25.03), na Academia de Polícia (Acadepol).
A capacitação com 60 horas/aula foi realizada de 21 a 25 de março, período em que os policiais passaram por instruções práticas e conhecimentos modernos em táticas policiais para cumprimento de mandados visando aumentar a eficiência e a segurança dos profissionais no ambiente operacional.
A realização do curso para os policiais da corregedoria ocorreu após ser constatada a necessidade de preparo especializado no cumprimento dos mandados e ações realizadas pela unidade. A proposta foi levada para o corregedor-geral, Jesset Arilson Munhoz, que comprou a ideia, entrando em contato com a GOE que planejou e ministrou a capacitação aos policiais.
O delegado, Guilherme Fachinelli, que deu a sugestão e apontou a necessidade de realização do curso para os policiais da corregedoria, agradeceu a oportunidade e disse que agora a corregedoria tem uma equipe verdadeiramente capacitada para cumprir mandados de busca e apreensão;
“A GOE é o grupo de última resposta da Polícia Civil. Então hoje, após passarmos por esse curso, podemos dizer que estamos mais preparados com operadores capacitados para cumprir mandados de busca e apreensão em situações de alto risco, quando necessário for, nivelando a equipe que cumpre as missões pela corregedoria geral”, disse o delegado.
No evento foi realizada a entrega simbólica dos brevês aos policiais, sendo também realizada a homenagem ao delegado Alcindo Rodrigues da Silva e aos investigadores Hércules Vidrago e Flávio Pascoal que estavam completando 20 anos de carreira. Na sequencia também foi realizada uma a entrega de uma homenagem ao delegado Ramiro Queiroz em agradecimento ao apoio dado às ações da corregedoria.
O gerente da GOE, delegado Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz, destacou que mesmo com o curto período de curso, os policiais adquiriram uma bagagem em que estarão preparados para ir ao combate, cumprir a finalidade e sobressair sobre os oponentes.
“Sabemos que não foi um curso fácil, porém necessário, uma vez que a corregedoria muitas vezes trabalha com situações sensíveis e por isso a GOE está aqui para ajudar, tanto nas operações como nas instruções e preparo dos policiais”, disse.
O corregedor-geral, Jesset Munhoz, agradeceu o empenho da GOE e o apoio da Acadepol para a realização do curso. “Sempre que precisamos, no passado e em situações recentes e importantes, pudemos contar com apoio da GOE com toda qualidade, competência e preparo no trabalho, sendo uma unidade de grande capacidade e conhecimento técnico, garantindo a segurança das ações”, disse.