A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) começou essa semana os primeiros serviços que vão melhorar a trafegabilidade de algumas vias do Distrito Industrial Rondonópolis. Mesmo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) ter elaborando o projeto de recuperação total do pavimento, o prefeito José Carlos do Pátio autorizou a execução de obras paliativas no local.
Os caminhões da Coder estão se movimentando pelas ruas do distrito antigo e os profissionais fazendo um tapa buraco nas vias que estão em situação crítica. O objetivo atualmente é, mesmo que provisoriamente, melhorar as condições de trafegabilidade no local que há muitos anos não recebe obras que resolvam o problema de forma definitiva.
As obras paliativas foram autorizadas pelo prefeito José Carlos do Pátio em reunião realizada no mês passado com os empresários que detêm seus negócios no distrito antigo. Na ocasião eles conheceram as propostas de recuperação da malha viária do local, incluindo um projeto técnico executivo que vai contemplar obras de drenagem e recuperação do pavimento desde a base e sub-base, sublimação e pavimento orçado na casa dos R$ 80 milhões.
O prefeito autorizou via ofício a Coder entrar em contato com a Empresa Rota do Oeste no sentido de conseguir doação de fresados (restos de pavimentação asfáltica retirados das rodovias), e colocar nas principais ruas do DI Rondonópolis, até que seja feita a licitação e o início das obras de recuperação total da malha viária.
O projeto completo de recuperação foi protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) em Cuiabá e apresentado pessoalmente ao secretário Marcelo Padeiro. O município busca a parceria do governo do Estado e também de emendas parlamentares para executar o projeto e resolver definitivamente o problema do distrito industrial Rondonópolis.