Home Editorias Agricultura Neri Geller anuncia realização de audiências públicas para debater retirada de MT...

AMPLO DIÁLOGO


Neri Geller anuncia realização de audiências públicas para debater retirada de MT da Amazônia Legal

| Por Alana Casanova

O deputado federal Neri Geller (PP/MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), foi designado pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), como relator do Projeto de Lei 337/2020 – que propõe a retirada de Mato Grosso da Amazônia legal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09.03), em Brasília, e Geller já anunciou que promoverá um amplo debate através da realização de audiências públicas em Mato Grosso.

De autoria do deputado Juarez Costa, o principal objetivo do PL é atender a crescente demanda de alimentos no Brasil e no mundo. Atualmente, a Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Goiás, Maranhão e parte de Mato Grosso.

Criado em 2012, o novo Código Florestal estabelece que propriedades rurais localizadas em áreas de florestas mantenham 80% de percentual de reserva legal, nos quais a vegetação nativa deve ser mantida, sendo o maior percentual obrigatório do país. No entanto, no contexto mato-grossense, se torna particularmente complexo definir as áreas de proteção, visto que o estado apresenta três biomas distintos.

Como consequência, é em Mato Grosso que ocorre a menor taxa de déficit de reserva legal – ou seja, inferior à exigida em lei – do Brasil. Logo, o custo para recuperar a área e se adequar à legislação se torna alto e economicamente inviável para os produtores.

Para Geller, a responsabilidade de ter sido escolhido como relator deste projeto é grande, mas ele já se comprometeu em manter o diálogo com todos os setores da sociedade civil antes de dar seu parecer final.

Como relator, o deputado prevê a realização de audiências públicas em Mato Grosso, com a participação de representantes dos municípios mato-grossenses que compõem a Amazônia Legal.

Segundo citou, ‘mais importante do que tomar uma decisão, é poder ouvir o que as partes envolvidas têm a dizer’.

“Vamos realizar, pela Câmara dos Deputados, audiências públicas em Mato Grosso, nas cidades que hoje pertencem à Amazônia Legal e conversar com entidades ambientalistas, indigenistas, produtores rurais e todos os segmentos político-administrativos locais. Trata-se de uma matéria importante, que vai ter impacto direto na vida destas pessoas e é preciso respeitar o espaço e a opinião de cada um. Através do diálogo, podemos encontrar soluções que levem em conta as demandas de todos”, finalizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here