Na última quarta-feira (02.03), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal estava realizando uma ação de apoio aos agentes do DNIT na operação de pesagem de carga, região de Castanheira/MT, quando visualizaram um caminhão carregado de madeira que se evadiu da rota de pesagem da balança.
De imediato, a equipe da PRF iniciou o acompanhamento ao caminhão, alcançando-o cerca de 600 metros a frente. Foi observado no momento da abordagem que um veículo menor, uma picape, fazia escolta ao caminhão, de pronto foi abordado também.
Questionado sobre a situação, o condutor da picape informou que as toras de madeira seriam utilizadas para fazer uma ponte e que tinha desviado da pesagem porque a carga de madeira não tinha documentação e sabia que teria problemas na pesagem. O condutor do caminhão não era habilitado.
Diante disso, foi efetuado a pesagem da carga, registrando um Peso Bruto Total (PBT) de 36.850 kg, sendo que o limite regulamentar do caminhão era de 23.000 kg, caracterizando o excesso de peso. Além disso, em vista da falta de documentação que comprovasse a origem da madeira, ficou caracterizado crime ambiental.
Os envolvidos, a carga e o caminhão foram encaminhados para a Polícia Judiciária de Juína/MT para os procedimentos cabíveis.