A Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal estão realizando ações por todo o território nacional, visando coibir os crimes ambientais, mais especificamente o transporte ilegal de agrotóxicos.
Dentro desta perspectiva, em 19 de fevereiro do ano de 2022, a PRF de Mato Grosso e a Receita Federal realizaram ações de enfrentamento ao Transporte Ilegal de Agrotóxicos nos municípios de Pouso Alegre/MG e Morrinhos/GO. As respectivas ações contaram também com a participação das Superintendências da PRF dos estados de Goiás e Minas Gerais.
Durante as fiscalizações nos dois municípios, foram abordados dois veículos transportando grande quantidade de insumos agrícolas. Os agentes, ao observarem os produtos transportados, atentando-se aos detalhes das características dos produtos, constataram diversos indícios de adulteração. O trabalho conjunto dos dois órgãos resultou na apreensão de 5.580 kg de agrotóxicos falsificados e contrabandeados, avaliados em R$ 470.000,00, aproximadamente.
Além dos potenciais danos a saúde dos consumidores e ao meio ambiente que podem decorrer do uso de agrotóxicos ilegais, o contrabando também gera uma concorrência desleal com os empresários e agricultores que buscam comprar e vender os produtos dentro da lei.
A Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal continuam somando esforços para que este tipo de crime não prospere no país.