Home Editorias Brasil Geller se reúne com autoridades iranianas e mantém agenda de negócios
fullinterna_3

NO IRÃ


Geller se reúne com autoridades iranianas e mantém agenda de negócios

| Por Alana Casanova

O deputado federal e vice-presidente da FPA, Neri Geller (PP/MT), cumpre agenda no Irã, onde participa de intensas tratativas comerciais com o governo iraniano. Ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), Geller faz parte da comitiva brasileira que busca fortalecer a relação comercial com o país. Atualmente, o Irã é o principal cliente do agronegócio brasileiro no Oriente Médio.

Ontem o parlamentar teve reunião com representantes do setor petroquímico iraniano, responsáveis pela fabricação de fertilizantes – como a ureia, utilizada em Mato Grosso -, e pela produção de biocombustíveis. O objetivo dessa missão oficial é aproximar os países e, assim, possibilitar maior exportação de milho e proteína animal brasileiros para o Irã.

Na tarde de hoje (18.02), Geller participou de uma reunião no Fórum Empresarial Brasil-Irã, onde estavam presentes os vice-ministros da Agricultura iraniana, bem como, a ministra brasileira Tereza Cristina, os deputados membros da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Sérgio Souza (MDB) e Pedro Lupion (DEM), além de empresários.

Em seguida, o mato-grossense integrou a comitiva que esteve com o Presidente da National Petrochemical Company Morteza Shah-Mirzaei. O dia terminou com o encontro da Câmara de Comércio Brasil-Irã (CCBI).

“O nosso histórico é muito positivo, a lembrança da minha vinda, em 2014, é forte. Foi quando assinamos o primeiro contrato de exportação de ureia do Irã para o Brasil. Nós também levantamos o embargo da carne bovina e de lá para cá as exportações cresceram bastante. Aqui [no Irã], isso está latente. Eles reconhecem o nosso trabalho e o nosso potencial”, afirmou Neri Geller.

A agenda de negócios ainda prevê o encontro com outras lideranças políticas e empresários da agricultura iraniana até a metade da próxima semana, quando a comitiva retornará ao Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here