Uma união de esforços de diversas Secretarias Municipais, somados ao trabalho da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e também do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) está transformando a região da Vila Rica. Neste sábado (05) o mutirão de serviços da Prefeitura se concentrou na Escola Municipal Frei Milton onde a comunidade teve acesso a diversos atendimentos.
As salas de aula e os espaços de convivência da escola se transformaram em pontos de atendimento para realização de testes rápidos de saúde, consultas com equipe de psicólogos e assistentes sociais, encaminhamentos para matrícula escolar, orientações sobre escovação e saúde bucal, programas assistenciais, cadastro para castração de animais, doação de mudas e dicas de cultivo, dentre muitos outros serviços.
Enquanto a comunidade era atendida na escola, a equipe da Coder e da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) estavam em ação fazendo toda a limpeza de canteiros e áreas verdes na avenida Rio Branco, no trecho que vai desde o início do bairro José Sobrinho até chegar no Jardim Paiaguás. Também foram instaladas lixeiras em diversos pontos da avenida.
Durante o mutirão foi apresentado um novo projeto de construção de uma área de lazer que vai acolher os moradores do bairro José Sobrinho e anunciada a elaboração de um projeto de área de fazer para o residencial Padre Lothar. O mutirão também beneficiou os comerciantes da Vila Rica que agora contam com o documento que regulariza a questão fundiária dos imóveis destes estabelecimentos.
O prefeito José Carlos do Pátio participou das atividades do mutirão durante todo o dia e fez alguns encaminhamentos, muitos vindos da própria comunidade da região. Ele autorizou a construção de um campo de futebol society e também uma quadra de areia na escola Frei Milton e também autorizou a construção de uma quadra e um parque infantil na Escola Municipal João Paulo Nolli, que fica no residencial Dom Osório Stoffel.
Outro novidade lançada pelo prefeito durante o mutirão foi a abertura de atendimento odontológico noturno nas unidades de saúde que já têm implantado o terceiro turno, um pedido da comunidade que não pode deixar o expediente de trabalho para receber esse tipo de atendimento.