Policiais militares da 1º Companhia Independente de Proteção Ambiental, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Organização Não-Governamental (ONG) Nex No Extinction, realizaram o resgate de uma onça-pintada na tarde desta quarta-feira (02.02), em uma fazenda de Cáceres. O animal receberá tratamento antes de ser reinserido na natureza.
O apoio integrado foi registrado por volta de 17h, após os donos da fazenda realizarem o pedido de resgate aos órgãos competentes. Segundo os proprietários, a onça, chamada de “Marruá”, era criada por eles desde filhote, quando apareceu no local sozinha. A suspeita é de que o animal teria perdido os pais durante os incêndios do Pantanal.
Diante das circunstâncias do crescimento da onça, após ela virar adulta e começar a oferecer perigo na região e para si própria, os proprietários solicitaram que o animal fosse resgatado para voltar à natureza. No local, a equipe da Cia de Proteção Ambiental realizou apoio aos demais órgãos, auxiliando na captura e no procedimento de transporte do animal.
A onça “Marruá” será levada para a ONG Nex No Extinction, que é sediada no Estado de Goiás, e receberá tratamento especial para que ela possa ser reinserida em seu habitat natural.