Na noite de ontem, a Polícia Rodoviária Federal efetuava fiscalização no km 524 da BR 070, município de Várzea Grande/MT, quando uma combinação de veículos, conduzida por um homem de 30 anos, recebeu ordem de parada.
Durante a abordagem, o condutor foi indagado sobre a carga que era transportada e o destino da viagem, foi então que apresentou agitação e nervosismo excessivos, além de contradições em suas falas. Diante das informações obtidas e das condutas do motorista, os policiais efetuaram busca detalhada por todo o conjunto de veículos.
Ao efetuar a fiscalização mais minuciosa, foi localizado um compartimento suspeito, incomum para aquele tipo de veículo. Porém, o local era de difícil acesso e demandava o uso de ferramentas específicas para abertura, necessitando de suporte técnico. Desta forma, foi acionado apoio da equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, a qual possibilitou a visualização e alcance dos objetos. No local foram encontrados diversos tabletes, sendo 312,42 kg de cloridrato de cocaína e 102,72 kg de pasta base de cocaína, totalizando 415,14 kg.
Diante dos fatos, o condutor alegou desconhecimento sobre os ilícitos e afirmou que apenas carregou o conjunto de veículos em uma cidade do Mato Grosso e levaria até o estado de São Paulo. O motorista foi preso, a princípio, pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado para a Polícia Federal em Cuiabá/MT.
Assim, a PRF causou um prejuízo de mais de 68 milhões de reais ao crime organizado.