Home Destaque Em função do Janeiro Branco, SMS ressalta ligação entre saúde da boca...
fullinterna_3


Em função do Janeiro Branco, SMS ressalta ligação entre saúde da boca e equilíbrio da mente

| Por


Motivado pela Campanha doJaneiro Branco, mês que enfatiza a saúde mental e busca jogar luz à importância de se atentar não apenas para o bem-estar físico, mas para a boa disposição psicológica e emocional, o Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, na próxima quinta-feira (20), o Dia D em que será apresentada aos pacientes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a correlação entre saúde bucal e mental.

Com abordagem na saúde integral do ser humano – que o encara como um todo indissociável composto por corpo, mente e emoção –, todas as UBSs que possuem atendimento odontológico em Rondonópolis vão ofertar à população um momento voltado a esse tema, que será tratado em palestra ministrada por odontologistas, pela manhã, às 7 horas, e, à tarde, às 13 horas, antes dos pacientes realizarem os exames odontológicos, conforme agendamento prévio. Para marcar a mobilização deste mês, o posto do Bairro João de Barro foi escolhido como espaço em que o movimento terá maior ênfase. Assim, nele, a conversa será com a psicóloga Rosana Laranjeira.

Além do colóquio, o público presente vai ser acolhido pela equipe de odontologia da SMS, formada por dentistas e auxiliares, e também receberá um kit com fio dental, escova e pasta de dente.

Pessoas que possuem algum distúrbio psíquico como depressão e esquisofrenia, por exemplo, tendem a negligenciar cuidados com a higiene da boca e, em decorrência disso, são mais propensas a desenvolverem doenças nessa região. “Pacientes com transtornos mentais podem ter uma diminuição na produção de saliva e desenvolver a halitose”, observa a servidora da SMS que atua como apoio técnico em prevenção bucal, Júlia Santana, referindo-se ao popularmente chamado mau hálito. “Aqueles que estão sob efeito de medicamentos, especialmente quando começam a utilizá-los, podem ficar sedados e, nesse estado de sonolência, têm dificuldade até para abrir a boca e realizar a escovação”, pontua.

Júlia alerta para a necessidade de realizar visitas ao dentista regularmente. “É importante frequentar esse profissional a cada seis meses para fazer uma limpeza dentária e verificar se há algum problema para ser sanado na fase inicial, prevenindo doenças futuras”, diz e complementa: “É fundamental fazer a higienização com escovação dos dentes três vezes ao dia, pela manhã, ao acordar, depois do almoço e antes de dormir. Uma escovação correta não é feita com força, mas sim com suavidade. A escolha da escova também é outro detalhe que exige atenção, pois ela precisa ter cerdas macias. A quantidade de pasta de dente deve ser do tamanho de uma ervilha e não se pode esquecer do uso do fio dental”. Ela ainda acentua que se manter bem informado sobre as práticas a serem adotadas é mais uma atitude que ajuda a boca a permanecer saudável. “Para oferecer informações ao público sobre cuidados bucais, a Secretaria de Saúde vai promover, mensalmente, palestras nas unidades básicas de saúde”, compartilha.

Em uma via de mão dupla, boca saudável e bonita contribui para uma cabeça boa. “Do mesmo jeito que a dedicação a atividades físicas e a atenção às emoções são hábitos que contribuem para o bem-estar, o zelo com a saúde da boca interfere na saúde mental, estimulando, inclusive, a autoestima. Quem está com algum problema da boca, como dor ou ausência de dentes, não consegue sorrir com naturalidade ou se alimentar adequadamente e isso leva à diminuição da autoestima. Ou seja, alguém nessa situação não consegue ter qualidade de vida e nem mesmo ficar satisfeito com seu sorriso”, avalia.

Devolver a autoconfiança e o valor sobre si mesmo, melhorar as condições de conforto físico, psicológico e emocional das pessoas, gerando disposição e segurança, além de passar orientações que proporcionem uma mente em harmonia é o objetivo do Departamento de Saúde Bucal do Município, como salienta Júlia: “Vamos muito além do consultório. Buscamos chegar ao paciente de acordo com sua necessidade, seja por meio do tratamento, da prevenção ou, até, da escuta. Estamos aqui para fazermos uma odontologia diferente, mais humana e inclusiva”. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here