No dia 12.01.22, por volta das 14 horas, no km 211 da BR 364, em Rondonópolis/MT, uma equipe da PRF estava em fiscalização de combate ao crime, quando abordou um ônibus, com itinerário de Cuiabá/MT a Cascavel/PR.
Durante a abordagem, um passageiro de 50 anos demonstrou nervosismo com a presença dos policiais e começou a dar respostas desconexas quanto sua origem e destino, o que levou a uma fiscalização mais minuciosa em sua bagagem de mão, no qual foram encontradas 27 folhas de cheque com timbre da Caixa Econômica Federal – CEF totalizando um valor de R$ 72.310,00, sendo de várias agências, de estados e cidades diferentes.
Diante disso a equipe PRF deslocou-se até uma agência da Caixa Econômica Federal e constatou diversas irregularidades, como assinaturas não reconhecidas e folhas de cheques conflitantes com as originais.
Indagado sobre a origem das folhas, alegou que compra celulares no Paraguai e os revende em Fortaleza/CE, tendo recebido essas folhas como pagamento de seus vários clientes. Apesar disso, várias folhas de cheques eram de cidades do estado do Mato Grosso, inclusive uma pertencia a um vereador da cidade de Rondonópolis.
Foram apreendidos também em posse do passageiro 03 cartões, sendo um de sua propriedade e outros 02 em nome de terceiros, 12 comprovantes de depósitos de cheques de diferentes cidades e em nome de diferentes pessoas físicas. O valor total dos depósitos era de R$ 32.696,00.
O passageiro foi detido, a princípio, pelo crime de falsificação de documento público, estelionato e receptação, e juntamente com os objetos encontrados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para procedimentos legais.