Home Destaque Tráfico de pessoas e segurança na fronteira são tratados em reunião entre...
fullinterna_3


Tráfico de pessoas e segurança na fronteira são tratados em reunião entre Sesp e cônsul da Bolívia

| Por


O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu nesta terça-feira (11.01) o cônsul da Bolívia, David Perez Rapu, na sede da secretaria, em Cuiabá. A reunião foi uma articulação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O diálogo estreita ainda mais os laços entre Mato Grosso e Bolívia. Na ocasião, o cônsul boliviano explicou que busca estabelecer em conjunto com o Cetrap uma agenda de cooperação fronteiriça no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Mato Grosso possui quatro municípios que fazem fronteira com a Bolívia, sendo eles Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. O secretário Alexandre Bustamante pontuou as experiências exitosas na relação entre Mato Grosso e a Bolívia, citando, inclusive as duas visitas que o governador Mauro Mendes fez ao país vizinho, em junho e setembro de 2021.

“O governador Mauro Mendes preza muito a relação com a Bolívia, tanto no fornecimento de gás natural, quantos nas parcerias que sejam positivas para os dois lados. E na segurança pública não é diferente. O desenvolvimento da faixa de fronteira vai propiciar o enfraquecimento do crime organizado na região e, consequentemente, a redução dos índices criminais”, destacou Bustamante.

Já a coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim, pontua que as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas ficam mais fortalecidas e prevê que ainda este ano um plano de ação seja concretizado. “Estamos desde 2019 discutindo e elaborando um Plano de Ação e Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual e trabalho escravo na fronteira e a meta é que neste ano o Cetrap é concretize estas ações”, explicou Dulce.

Também participaram da reunião os secretários adjuntos de Segurança Pública, Carlos George Davim, de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli e o delegado Diogo Santana, representando a Adjunta de Inteligência da Sesp-MT.

Fonte: GOV MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here