Utilizar o judô como ferramenta educacional, de formação e transformação na vida de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Dentro desse objetivo, o prefeito José Carlos do Pátio recebeu, nesta terça-feira (4), no Palácio da Cidadania, integrantes da Associação de Judô e Cultura Física de Rondonópolis para estabelecer em parceria um novo projeto.
“O município sempre foi parceiro e apoiou a associação. Queremos construir uma nova parceria, com alcance social maior, chegando na ponta e atendendo muito mais crianças e adolescentes humildes moradoras dos bairros periféricos da nossa cidade. Entendemos que a arte marcial pode ser um instrumento importante para promover cidadania e inclusão social”, disse o prefeito.
Conforme Pátio, a reunião desta terça-feira foi somente primeiro passo para se alinhar o que será necessário fazer para fortalecer e ampliar o projeto social do judô na cidade. “Conversamos sobre o que preciso fazer e agora as providências serão tomadas pelas secretarias envolvidas com o projeto e dentro de um mês voltaremos a nos reunir para verificar o que foi encaminhado e bater o martelo”.
A reunião realizada na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito foi acompanhado pelo vereador Felipe Horta e os secretários de Esportes, Educação, Cultura, Promoção e Assistência Social e Habitação: Ione Rodrigues, Mara Gleibe, Pedro Augusto, Iriana Cardozo e Huani Rodrigues, respectivamente, além de assessores e técnicos das pastas.
Segundo José Carlos do Pátio, a intenção do município com o fortalecimento e ampliação do projeto é oferecer às crianças da rede municipal de ensino a possibilidade da prática de um novo esporte no horário contrário ao da escola, “despertando nelas os princípios da disciplina”.
A ideia discutida na reunião é de que o projeto inicialmente seja desenvolvido no Centro de Treinamento de Judô Prof. Minoru Arimoto, no bairro Jardim do Sol; na Vila Olímpica, na Cidade Salmen, além de outros dois espaços, um no Jardim Pioneiros e outro no Parque São Jorge. “Estes locais atenderão quem mora no entorno . Queremos também estabelecer mais outros dois pontos, visando atender as regiões da Vila Operária e do Parque Universitário e Vila Olinda’, comentou Pátio.
O prefeito destacou que pretende este ano intensificar parcerias que venham beneficiar a comunidade. No caso do projeto do judô, ele comentou que o município irá auxiliar na manutenção das atividades, com pagamento dos professores, fornecimento de kimônos e tatâmes e lanches, por exemplo.
“O município já dispõe de cerca de 350 kimônos e está providenciando a licitação para a aquisição de mais de 1830”, adiantou Pátio.