Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), participaram na semana passada, no escritório de Colíder (a 650 km de Cuiabá), da oficina de nivelamento das atividades do Programa REM. A iniciativa teve por objetivo apresentar os resultados alcançados do encontro realizado em Cuiabá que nortearão as atividades que serão executadas em 2022. Participaram da oficina 18 técnicos da região norte do Estado.
Na ocasião, as ações apresentadas fazem parte do Subprograma Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais, Território Portal da Amazônia. Cada técnico fez uma explanação dos trabalhos que realizam em seus municípios, gerando troca de experiências. Foram trabalhados diversos temas, documentos e nivelados os conhecimentos.
Atualmente, o Programa no Território Portal da Amazônia, atende a mais de 1.300 unidades familiares rurais em Pecuária Leiteira e Fruticultura, em 13 municípios, sendo eles: Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Além desse trabalho, foram difundidas as tecnologias aplicadas em nove Unidades de Referência Tecnológica (URT), além de todas as atividades. O atendimento é voltado ao âmbito produtivo, ambiental e social, gerando renda e sustentabilidade no campo para os agricultores familiares.
A técnica da Empaer, Ana Paula Ferreira de Almeida, destaca a importância da iniciativa. “Foi o momento de olhar tudo o que já foi executado dentro do Programa, avaliar os resultados e planejar 2022”.