Home Destaque Laboratório contra lavagem de dinheiro de MT tem destaque em encontro nacional...


Laboratório contra lavagem de dinheiro de MT tem destaque em encontro nacional de combate ao crime organizado

| Por


Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, representada por delegados e investigadores de polícia, participaram do encontro promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e Secretaria Nacional de Justiça (Senajus).

O evento aconteceu na quinta-feira (09.12), na sede da Polícia Civil do DF, em Brasília, e contou com a presença de mais de 100 servidores das Polícias Civil dos Estados e da Polícia Federal, tendo como objetivo a troca de experiências relacionadas à investigação financeira, principalmente contra organizações criminosas.

Na ocasião, foram debatidos assuntos com os temas voltados para: investigações patrimoniais, criptoativos, lavagem de dinheiro, rastreabilidade e gestão e recuperação de ativos, entre outros.

Dentre poucos, o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil de Mato Grosso, foi um dos escolhidos para apresentar as ferramentas desenvolvidas pela instituição para a facilitação da investigação financeira.

O coordenador do LAB-LD, delegado Eduardo Rizzotto, juntamente ao desenvolvedor do sistema, investigador Wagner Lino, discorreram e explicaram sobre o sistema Delfos, que depois de demonstrado o funcionamento recebeu muitos elogios por parte dos participantes.

Durante a capacitação, algumas Polícias Civis de outros Estados manifestaram interesse em receber o referido sistema, o qual poderá ser liberado por meio de Acordo de Cooperação Técnica.

Conforme Eduardo Rizzotto, o trabalho do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro de Polícia Civil MT, está de parabéns pelo desenvolvimento do sistema Delfos, o qual facilita a análise financeira e fiscal, bem como a confecção de relatórios.

“O sistema Delfos é motivo de orgulho para nossa instituição, e aproveito o ensejo para parabenizar toda equipe de profissionais do Laboratório que desenvolve e aperfeiçoa o sistema desde o ano de 2015”, destacou Eduardo Rizzotto.

Também participaram do curso a delegada titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Juliana Chiquito Palhares, e o servidor do LAB-LD, Victor Hugo Dias da Silva, que encontra-se à disposição do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Foram organizadores do evento o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), sob a coordenação do delegado de polícia de Mato Grosso, Carlos Augusto Bock, atualmente coordenador geral de combate ao crime organizado da Seopi.

Fonte: PJC MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here